top of page

"A Revolução das Energias Renováveis no Brasil"


Foto: GNPW Group

As energias renováveis são recursos energéticos que se renovam de forma natural ao longo do tempo e não se esgotam. Elas desempenham um papel fundamental na transição para um sistema energético que deixa para trás os combustíveis fósseis, ajudando a combater o aquecimento global. Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em 2023, 93,1% de toda a energia elétrica produzida no Brasil foi de fonte renovável. Foram gerados 70,2 mil megawatts médios (MWm) no ano passado, por meio de usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa.


A principal vantagem na produção de energias renováveis é que elas não emitem gases de efeito estufa. Alguns dos problemas causados pelo efeito estufa incluem o derretimento das calotas polares, o aumento do nível do mar, a escassez de água em algumas regiões e a previsão de aumento da temperatura global. Os benefícios também se estendem à economia: com a instalação de placas solares nas residências, o custo da conta de energia diminui drasticamente, gerando também mais estabilidade nos preços. Na economia do país, a menor emissão de carbono está associada ao desenvolvimento socioeconômico, pois quanto menores os gastos com energia, maiores são as possibilidades de investimento em outras áreas.


Os custos para termos energias renováveis em casa são elevados, mas trata-se de um investimento que retorna em forma de economia na conta de energia. Vale a pena levar em consideração esse retorno e os benefícios para o planeta Terra. O nosso país tem trabalhado para diminuir os efeitos do aquecimento global e aumentar a produção de energias renováveis. Devemos estar sempre atentos às ações desenvolvidas pelos nossos governantes e dar preferência àquilo que beneficia o meio ambiente e a economia.

0 comentário

Comments


bottom of page