Foto: Exército Brasileiro
Jovens do sexo masculino, que completam 18 anos em 2025, já devem providenciar o alistamento militar obrigatório. Todos os jovens, nascidos em 2007, independente do mês do aniversário, devem fazer o alistamento.
No Brasil, quem não se alistar pode ter uma série de problemas, como a proibição de ingressar como funcionário público; prestar exame ou fazer matricula em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional, fazer inscrição em concurso público, dentre outros.
Para quem não tem acesso ao um computador pessoal, a inscrição pode ser feita por um telefone celular, instalando o aplicativo de alistamento. Há casos em que o alistamento só pode ser feito presencialmente. Um deles é a de jovens que forem o único responsável pelo sustento da família.
Caso a pessoa não tenha condição de comparecer a uma junta do serviço militar por incapacidade absoluta, poderá ser representado por tutor ou curador mediante procuração lavrada em cartório.
As mulheres também podem se alistar, porém, de forma voluntária nas Forças Armadas. O prazo se encerra em 30 de junho. Diferente do alistamento masculino, as mulheres não serão obrigadas a se apresentar ao serviço militar, mas devem ser incorporadas em atividades de combate. Em Minas Gerais, o alistamento feminino é feito apenas em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Lagoa Santa.
O alistamento deverá ser feito no ano em que a mulher completar 18 anos. Em 2025, no primeiro ano do programa, serão aceitas as inscrições de jovens que nasceram em 2007.
O objetivo é ampliar a presença de mulheres no espaço militar. Atualmente, as Forças Armadas têm em seus quadros 37 mil mulheres, número que representa cerca de 10% de todo o efetivo. A meta é ampliar essa taxa para 20% dentro de 10 anos. As mulheres costumam ocupar mais cargos nas áreas de saúde, ensino e logística do que em serviços de combate.
As inscrições online podem ser feitas pelo site alistamento.eb.mil.br. Quem não tiver acesso à internet deve comparecer presencialmente à Junta de Serviço Militar mais próxima de casa.
Comentários