top of page
Foto do escritorEditorial

Acidente com artista de circo expõe insegurança nos espetáculos

Vídeo feito por um expectador mostra o momento em que a corda se desprende, provocando a queda do acrobata.



Um artista de circo, identificado como José Natan, de 23 anos, caiu de aproximadamente cinco metros de altura durante uma apresentação com tecidos presos a um cabo de aço, na noite de sexta-feira (27), na quadra esportiva coberta do Oliveira Tênis Clube. A apresentação fazia parte de um espetáculo da troupe “Show do Cupido”. A queda do acrobata foi gravada em vídeo e publicada nas redes sociais por diversos espectadores. Com traumatismo craniano, o profissional foi socorrido por equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Hospital São Judas Tadeu, de onde teve alta na manhã de terça-feira (31).


De acordo com o Corpo de Bombeiros, não havia a rede de proteção utilizada para amparar artistas de circo que trabalham em altura. A direção do espetáculo explicou que o circo não utiliza rede de proteção, mas um cinto de segurança, que também se rompeu durante a apresentação, provocando o acidente. A causa do rompimento não foi informada.


Disse ainda o representante do Show do Cupido, que apenas o número que terminou em acidente utiliza um tipo especial de estrutura e que as demais atrações são teatrais, divididas e duas faixas etárias de público, sendo uma para crianças e outra para adolescentes e adultos, que podem levar os filhos menores de idade.


Questionada sobre a existência de uma cobra no circo, a direção esclareceu que ela é autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), onde foi registrada por meio da inserção de um chip na cauda. O animal não pode ser usado nas apresentações e permanece no circo apenas para ser exposto ao público.

O comandante dos Bombeiros em Oliveira, tenente Antônio Márcio Vaz de Sousa, explicou que não houve nenhuma irregularidade por parte do Oliveira Tênis Clube, que possui a Autorização de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) para reunião de público. Segundo ele, o espetáculo não requeria vistoria da corporação, por não ter sido montado nenhum tipo de estrutura provisória como palco, arquibancada, tenda ou barraca.


A Prefeitura de Oliveira informou que o apoio ao circo foi concedido mediante constatação de se tratar de uma empresa idônea, comprovada, inclusive, por CPF e ter efetuado espetáculos em diversas cidades da região, sempre em parceria com as administrações municipais e com recomendação do renomado artista Dedé Santana.


Em contrapartida pela cessão do espaço para o espetáculo, a empresa, por indicação do secretário da Cultura, Esporte, Lazer e Turismo Kilder Pinheiro, efetuou a doação de R$ 600,00 para a ONG Focinho Carente, especializada no acolhimento de cães e gatos.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page