top of page
Foto do escritorLeonardo José da Rocha

Aconteceu na Câmara


Carlos Augusto Mattos

Lorena lembra que a doença causa dores intensas em todo o corpo.


Projeto ajuda portadores de fibromialgia

Proposto pela vereadora Lorena Aparecida de Fátima Silva (Republicanos), foi aprovado pela Câmara Municipal de Oliveira na segunda-feira (8) um projeto de lei que reconhece os portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência no âmbito do Município. Conforme a proposta, as pessoas que possuem a doença serão consideradas possuidoras de impedimentos de longo prazo, de natureza física, que podem obstruir a participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. O projeto define que tais pessoas tenham os mesmos direitos e garantias das pessoas com deficiência. Lorena Silva lembra que a fibromialgia é uma doença crônica multifatorial relacionada ao funcionamento do sistema nervoso central, que causa dores intensas em todo o corpo e grandes transtornos aos portadores e que ainda não tem cura.

 

Câmeras do Olho Vivo

Gilmar Sebastião Cândido (PODE) encaminhou pedido de informação à prefeita Cristine Lasmar (MDB) indagando se as câmeras do projeto "Olho Vivo" estão funcionando adequadamente. Ele acrescenta que em caso negativo, sejam informados os motivos pelos quais as câmeras não estão em operação. O vereador justifica o pedido, dizendo que recentemente houve uma série de furtos no centro da cidade, e de acordo com informações recebidas por ele, as câmeras estavam desligadas durante esses incidentes. Diante da situação, o parlamentar solicita melhores esclarecimentos, tendo em vista que a segurança pública é uma preocupação essencial para todos os cidadãos, sendo fundamental garantir que o sistema esteja operando de forma eficiente e constante.

 

Tempo de espera em agências bancárias

Antônio Ananias de Sousa (PDT) encaminhou requerimento à prefeita Cristine Lasmar (MDB) solicitando que o Executivo possa fiscalizar e garantir o cumprimento da lei municipal 3.169/2013 pelos estabelecimentos bancários. O vereador diz ser de suma importância a intervenção do Executivo, pois é de conhecimento público que alguns bancos da cidade têm desrespeitado o tempo máximo estabelecido, gerando transtornos e prejuízos aos cidadãos que necessitam dos serviços.

 

Vereador pede retirada de grade

O vereador Sirley Clécio da Silveira (PSB) apresentou um pedido ao diretor especial de trânsito, Roberto Bracarense Trimolet Filho, para analisar a possibilidade de determinar que a agência do Sicredi localizada na Alameda Doutor Cícero de Castro Filho, realize a retirada do gradil que se encontra instalado na calçada em frente ao banco. O Parlamentar ressalta que esta proteção está dificultando a passagem dos pedestres, especialmente daqueles que possuem alguma dificuldade de locomoção. Sirley Clécio diz ainda que algumas pessoas o questionaram sobre a regularidade da instalação daquela estrutura, pois obstrui parcialmente a rua, e que o passeio público é destinado à livre circulação de pessoas, devendo ser desprovido de obstáculos, a fim de garantir um tráfego acessível para todos.

 

Trânsito mais seguro

Em virtude dos recentes acidentes de trânsito ocorridos na cidade, alguns deles envolvendo motociclistas, o vereador Geraldo Nicácio Júnior (PSDB) sugeriu a realização de uma reunião de conscientização sobre o uso do trânsito com segurança e eficiência. Para isso solicitou o empréstimo do plenário da Câmara Municipal para o encontro, previsto inicialmente para o dia 17 de abril. O parlamentar informa que a reunião contará com a participação de motociclistas, representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e membros da diretoria municipal de trânsito. O objetivo principal é promover uma discussão aberta e construtiva sobre práticas seguras no trânsito, visando reduzir acidentes e promover a conscientização dos condutores.

 

Sinalização para rua central

Por intermédio de um requerimento ao diretor de trânsito Roberto Trimolet, o vereador Éderson de Souza da Silveira (PSDB) solicita que se realize urgentemente a instalação de placas indicando a proibição de trânsito de veículos pesados em toda extensão da Rua Misericórdia, no centro. O autor do pedido alega que os aplicativos de trânsito e navegação como Waze e Google Maps estão orientando os motoristas de carretas, bitrem, caminhão trucado e caminhão a terem como rota principal a Rua Misericórdia para então atingir a Avenida Maracanã. Ele diz que isto vem provocando sérios conflitos ao longo daquela rua, dificultando a fluidez no trânsito e provocando rachaduras nas casas dos moradores e no asfalto, pois a via não foi projetada para suportar tal peso.

 

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page