top of page

Aeroporto será palco de encontro de aeromodelismo


AOM

Evento vai reunir diversos modelos de aeronaves em escala reduzida.

 

Neste sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, o Aeroporto José Aldo dos Santos vai receber o 4º Encontro de Aeromodelismo de Oliveira. O evento contará com a presença de mais de 30 pilotos de várias cidades de Minas Gerais e de outras e regiões do Brasil. Confirmaram presença no encontro pilotos de jatos, aviões acrobáticos, helicópteros, aviões escala e também aeronaves reais que farão as apresentações durante o dia e também no período da noite. A organização é da Associação Oliveirense de Modelismo (AOM), com Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.

Conforme o responsável pela organização e membro da AOM, Maycon Richard Rezende, os vôos vão acontecer de 7 horas até as 22 horas. Uma das atrações será o night fly, uma modalidade do aeromodelismo em que são instaladas luzes de LED nas asas dos aviões para a realização de vôos noturnos. O público que comparecer ao aeroporto vai poder contar com a venda de alimentos, bebidas e sorvetes, além de banheiros e brinquedos para as crianças.


O aeromodelismo é uma atividade que envolve a construção e o vôo de modelos de aviões, helicópteros e outros tipos de aeronaves em escala reduzida. Existem várias categorias de aeromodelismo, como o vôo circular controlado, no qual o aeromodelo fica ligado ao aeromodelista por meio de cabos; radio controlado, onde o aeromodelo é controlado por meio de um transmissor de radiofrequências, garantindo assim que a comunicação entre o receptor e transmissor não seja perdida dentro do raio especificado pelo fabricante.


Existe ainda o vôo livre, que é aquele em que o aeromodelo, depois de lançado, não sofre mais nenhuma interferência por parte do aeromodelista. Pode ser aeromodelo com motor, com elástico ou sem propulsão própria.


Os tipos mais comuns de aeromodelos são de treinadores, indicados para quem quer aprender a voar; esporte, modelos simples que servem para uma continuidade no aprendizado e início nas acrobacias; de escala, que são modelos mais avançados e em geral réplicas de um modelo real; acrobáticos, destinados a vôos acrobáticos.


Outros modelos são os acrobáticos 3D, utilizados para acrobacias com manobras mais radicais; pylon-race, modelo para provas de velocidade; e os planadores, que não utilizam motor e voam rebocados ou são lançados.


A prática do aeromodelismo ficou suspensa por aproximadamente seis anos no aeroporto de Oliveira, voltando a acontecer em março do ano passado. A restrição foi causada pela não emissão da NOTAM, um documento que tem por finalidade divulgar alterações e restrições temporárias que possam ter impacto nas operações aéreas, entre elas a utilização de pistas de aeroportos para aeromodelismo.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page