Divulgação
Dani, penúltima à direita, com alunas do curso de pedagogia
Um grupo de alunas do curso de pedagogia da Fundação Educacional de Oliveira (FEOL) promoveu na segunda-feira (2) uma oficina pedagógica com o tema “Diversificando Aprendizagens”. A ação foi orientada pela professora doutora Dani Cristina de Castro Andrade e Gonçalves, da disciplina oficina de recursos pedagógicos. O trabalho foi direcionado a monitoras e estagiárias que atuam nas escolas municipais de Oliveira. Um dos objetivos foi transmitir às monitoras e estagiárias possibilidades delas criarem dentro do trabalho, junto com as professoras regentes, alternativas para que as crianças desenvolvam a aprendizagem além do material didático.
Inicialmente as alunas do curso de pedagogia fizeram uma exposição teórica sobre as principais necessidades educacionais de crianças com algum tipo de deficiência e em seguida, além da confecção de recursos pedagógicos, apresentaram às monitoras e estagiárias as várias possibilidades da prática pedagógica por meio de brinquedos construídos junto com as crianças. Dentre as possibilidades apresentadas estão jogos da memória sonoros, pote de sílabas, caixa e jogo sensorial, quebra-cabeça giratório e pescaria de sílabas.
De acordo com Dani Cristina, no começo da atividade foram abertas as discussões para todas as monitoras e estagiárias que se envolveram e deram um retorno muito positivo do que aconteceu durante a ação. A professora salientou o trabalho das alunas que criaram todo o material apresentado teoricamente, desde o layout até a recepção das monitoras e estagiárias, tendo como base as aulas ministradas anteriormente. Já a parte prática da oficina foi desenvolvida pelas estudantes e por Dani Cristina.
Ainda conforme a professora, os jogos didáticos pedagógicos criados durante a oficina podem ser utilizados por qualquer criança em qualquer disciplina do ensino fundamental ou da educação básica, pois eles estimulam o desenvolvimento da criança. Como exemplo disso a criança pode trabalhar a memória sensorial, construindo um jogo com a monitora, em que ela pode brincar. Essa prática estimula operações mentais que vão auxiliar na aprendizagem acadêmica.
Dani Cristina informou que já existe a previsão de novas ações a partir dessa oficina que aconteceu. Nas próximas semanas, até o início de novembro, será desenvolvida uma oficina complementar e que culminará com um evento da FEOL que está sendo organizado e vai acontecer no mês de novembro. A professora disse se tratar de um evento institucional para toda a comunidade de Oliveira, quando será apresentado o trabalho para pessoas que se interessam pela educação ou que desejam fazer o curso de pedagogia. Ela disse ainda que a ação é uma forma de contribuir com a melhoria da qualidade do ensino e a formação de professores no município.
A professora salientou que em sua disciplina ela trabalha a formação dos professores, transmitindo informações de como eles podem organizar oficinas nas escolas, tanto para auxiliar na aprendizagem das crianças, quanto para capacitação e formação de professores.
Opmerkingen