A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Oliveira realizou na segunda-feira, 26 de junho, a inauguração da Casa Funcional, um espaço voltado ao trabalho de atividades cotidianas com os usuários da instituição. Na ocasião também foram comemorados os quatro anos de instalação do Centro Especializado em Reabilitação (CER II), que funciona na sede da associação. O evento contou com a participação de autoridades do município, alunos, funcionários e diretores da APAE, além de convidados.
Durante a cerimônia a presidente da associação, Elisandra Mara Vilela Resende Monteiro, fez um breve relato sobre a entidade, desde sua fundação em 17 de dezembro de 1981 até os dias atuais, quando conta com 88 funcionários em diversos setores. Por meio de um vídeo foram mostrados os serviços oferecidos pela APAE, que no setor da saúde, por meio do CER II, conta com um centro especializado que oferece serviços de avaliação, acompanhamento de pessoas com deficiência intelectual, física e ostomia. A instituição oferece ainda serviços na área de educação, desde a educação infantil até o ensino fundamental, abrangendo a educação de jovens e adultos (EJA), nos anos iniciais e finais.
De acordo com a coordenadora da assistência social da APAE, Andreza Silveira de Sá Rocha, a construção da Casa Funcional havia sido idealizada há muito tempo. O objetivo era poder trabalhar com os usuários, de forma mais efetiva, atividades do dia a dia, dando a eles mais autonomia e estimulando a realização de atividades que fazem parte do cotidiano e que parecem fáceis para muitas pessoas, como arrumar uma cama, varrer o chão ou limpar um banheiro. Para Andreza Rocha a execução dessas tarefas para os usuários tem um valor muito maior e por isso o novo espaço tem a finalidade de trabalhar a potencialidade deles e estimular essa autonomia.
Foram prestadas homenagens às pessoas que contribuíram para a sua construção, entre elas os profissionais que elaboraram o projeto e executaram a obra. A maioria dos recursos foi obtida por meio de promoções organizadas pela APAE, entre elas os leilões de gado que acontecem todos os anos. Também foi homenageada durante a solenidade a ex-presidente da associação, Dinéia Gonzaga de Andrade, que emprestou seu nome ao novo espaço. Ela dirigiu a entidade de 2005 a 2010 e de 2013 a 2015.
A prefeita Cristine Lasmar (MDB) relembrou o empenho da administração municipal na instalação do Centro de Reabilitação e falou sobre a abertura do CER III, com novos serviços oferecidos. Também estiveram presentes a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Juliana Saiuri Nageishi Biancardi, e o chefe de gabinete do deputado Lucas Lasmar (REDE), Nalton Moreira da Cruz.
Comments