Por meio de requerimento aprovado à unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal, o presidente do Legislativo de Oliveira, vereador Antônio Ananias de Sousa (MDB) anunciou a convocação de uma audiência pública, a ser realizada no próximo dia 7 de dezembro, para discutir sobre as filas para se conseguir cirurgias, consultas, exames e procedimentos eletivos no sistema de saúde municipal.
Preocupado com a demora cada vez maior para se conseguir esses tipos de atendimentos prioritários, Antônio Ananias também apresentou duas emendas aditivas ao Projeto de Orçamento Municipal para 2023, em tramitação na Casa. A primeira destina recursos para aumentar o número de exames de baixa, média e alta complexidade. A segunda reforça as dotações para ampliar a realização de cirurgias de baixa, média e alta complexidade, também com o objetivo de desafogar a fila de espera.
O presidente justificou as emendas, afirmando que muitos pacientes estão se queixando da longa demora nas marcações, permanecendo impossibilitados de trabalhar e até mesmo de executar as mais simples tarefas cotidianas.
Ao requerer a audiência pública a ser realizada no recinto da Câmara, às 15h do dia 7 de dezembro, Antônio Ananias salientou que deverão ser convocados, entre outros, a Superintendência Regional de Saúde; Promotoria de Justiça da Comarca de Oliveira; SAMU; prefeita; secretária municipal de Saúde; direção do Hospital São Judas Tadeu; médicos; entidades civis e associações de bairros.
“Destaco a importância da Audiência Pública, para que todos os cidadãos possam conhecer e debater sobre a saúde no município, que inclui o hospital e os serviços prestados a toda a comunidade, bem como a marcação de exames, as filas de espera para cirurgias eletivas, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), assim como demais programas relacionados a saúde em geral”, argumentou o autor, grifando o objetivo maior de promover uma transparente e ampla discussão com as autoridades públicas e com os diversos setores da sociedade oliveirense, acerca desses problemas e das soluções que possam ser encaminhadas para a melhoria da assistência à sociedade.
Commentaires