Oliveira vive uma triste realidade, resultado do vandalismo praticado por pessoas que insistem em danificar o patrimônio público. Esta é uma prática que tem sido cada vez mais frequente, impedindo a população de utilizar os mais diversos locais e ocasionando prejuízo ao poder público. Nos últimos meses não são raros os casos de destruição de brinquedos e bancos em praças e avenidas da cidade, pichações e outros tipos de destruição. A Prefeitura de Oliveira, responsável pela manutenção dos equipamentos e pela recuperação dos objetos danificados, recomenda que caso algum morador veja alguém praticar esses atos, que chame a Polícia Militar, ligando para o 190.
Um dos casos mais recentes de ataque contra um bem público ocorreu na última semana, quando pessoas arrancaram a cobertura de um brinquedo e danificaram uma gangorra e um dos bancos da Praça Geraldina Martins, localizada na Avenida Benjamim Guimarães, próximo ao antigo Matadouro Municipal.
Anteriormente a mesma praça já havia sido alvo de vândalos. No dia 13 de dezembro de 2022, a praça de lazer recém-construída pela Prefeitura no Bairro João Paulo II amanheceu com pichações nos bancos e nas escadas. No mesmo local foram quebrados alguns brinquedos, o cabo de uma das gangorras foi cortado e as traves que sustentam a rede da quadra de peteca foram retiradas.
Outro local em que aconteceram alguns casos de vandalismo é a Praça Vereador José Chicre Abud, no Bairro Domingos Ribeiro, onde foram danificados brinquedos e bancos. No dia 27 de dezembro do ano passado a Prefeitura realizou a troca de seis bancos que foram danificados e a restauração de outros quatro, todos na Praça Pio XII, na região central da cidade. No ano passado foi feita a substituição dos bancos de madeira em toda a extensão da Avenida Maracanã por outros de concreto e madeira. Boa parte dos itens retirados se encontrava danificada.
Os bancos retirados da Avenida Maracanã foram levados para a garagem da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, onde foram recuperados. Após os reparos, 21 assentos foram colocados na Praça Dona Manoelita Chagas, em substituição a outros que estavam quebrados. A Praça XV de Novembro, no ponto mais central da cidade, é outro local de atos frequentes de vandalismo, com destruição de bancos e outros bens.
No início de dezembro de 2022 a Prefeitura de Oliveira foi obrigada a adiar a inauguração da decoração de Natal na Praça XV de Novembro, marcada para o dia 7 de dezembro. Na véspera desse dia boa parte da iluminação de Led instalada foi arrancada e equipamentos da decoração foram roubados. Em diversas oportunidades, durante o mês de dezembro, servidores da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, responsável pela montagem da decoração natalina, tiveram que realizar reparos na fiação e substituir materiais danificados.
Comments