Marcelo Praxedes
Em meio à multidão, crianças brincam com o Boi do Rosário.
O tradicional desfile do Boi do Rosário, que abre a Festa de Nossa Senhora do Rosário (Congado), na noite de sábado (02), ao contrário do ano anterior, transcorreu sem incidentes. Em 2022, o desfile, que teve início na Casa do Congadeiro Geraldo e Conceição Bispo, no Bairro das Graças, deveria passar pela Praça XV de Novembro e subir ao Alto de São Sebastião, de onde retornaria ao seu ponto de origem, mas foi interrompido na Praça Doutor José Ribeiro da Silva, devido a atos de violência e vandalismo contra a alegoria.
Para este ano, a organização do evento montou um forte aparato de segurança em todo o trajeto do cortejo, que foi monitorado por drone, pela Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e a equipe de segurança da festa.
Durante a semana, os festejos tiveram prosseguimento, com a celebração de uma Missa Conga, na manhã de domingo (03), na Catedral Nossa Senhora de Oliveira e desfile das guardas de catopés, moçambiques, congo e vilão em todas as noites. No palanque, na Praça XV de Novembro, aconteceram os reinados em que príncipes e princesas receberam e entregaram cetros e reis e rainhas foram coroados e descoroados.
A festa será encerrada na tarde deste domingo (10), com uma procissão com as imagens de Nossa Senhora do Rosário, das Mercês, Aparecida, Santa Efigênia e São Benedito, e o descimento de suas bandeiras e mastros.
Comments