top of page
Foto do escritorLeonardo José da Rocha

Boi do Rosário é tema de curta-metragem


Arquivo GM

Tradição do Boi começou no início do Século XX, no Alto de São Sebastião.


O Boi do Rosário, alegoria que desde o princípio do Século XX, portanto há mais de cem anos, anuncia o início da Festa do Congado em Oliveira, é tema de um curta-metragem produzido por três estudantes da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Segundo as universitárias Lorena de Lourdes Santos Almeida e Ana Carla Ferreira Resende, ambas do curso de História, e o universitário André Tallens de Lima Muhlethaler Chouin, de Geografia, o filme sobre o Boi do Rosário de Oliveira é fruto da disciplina "Memória e Produção Documentária", tendo como responsável a professora Cássia Rita Louro Palha.


“É um curta-metragem com o objetivo de explicar a festa do Boi do Rosário com imagens de todo o processo, desde a arrumação até todo o trajeto feito pelo cortejo. Além disso, foram realizadas entrevistas com pessoas diretamente relacionadas à alegoria, prestando depoimentos e relatando vivências”, disse Lorena Almeida.


A aluna explica ainda que como o curta-metragem está sendo produzido para a disciplina, será exibido na Universidade e que há interesse que seja disponibilizado na internet, nas escolas, principalmente as de Oliveira, e também para o acervo da Casa dos Congadeiros Geraldo e Conceição Bispo. “Não temos patrocinadores. Entretanto, contamos com a ajuda da Casa dos Congadeiros e também do Laboratório de Imagem e Som, da Universidade Federal de São João del Rei”, informou a universitária. De acordo com Lorena, a previsão é que o curta-metragem fique pronto em dezembro deste ano.


O Boi do Rosário é uma alegoria confeccionada em armação de bambu, coberta de tecido estampado e provida de uma cabeça de touro, que dança e brinca com a multidão no sábado, véspera do início dos reinados da Festa de Nossa Senhora do Rosário (Congado), anunciando o início dos festejos.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page