O sexto pelotão do Corpo de Bombeiros, sediado em Oliveira, divulgou, no início da semana, um balanço dos atendimentos realizados durante o ano de 2022. No total foram 4.507 ocorrências e procedimentos realizados pela corporação, a maioria no município de Oliveira, e as outras em dez cidades da região, onde a unidade presta diversos atendimentos. Entre os serviços prestados pela corporação de destacam os de atendimentos em salvamentos e acidentes de trânsito, vistorias e ações de prevenção e ocorrências de combate a incêndio, principalmente em áreas de matas e florestas.
Para o comandante do pelotão, tenente Antônio Márcio Vaz de Sousa, os números espelham um amplo trabalho desempenhado nas 11 cidades pertencentes à área de atuação da unidade. Segundo ele, das 4.507 ocorrências registradas no ano passado, 1.046 foram relacionadas a primeiros socorros, 341de combate a incêndio, sendo 283 delas voltadas para incêndios florestais e as demais a incêndios em residências.
Em 2022 a corporação realizou ainda 1.780 vistorias e ações de prevenção, das quais 1.023 direcionadas ao serviço de segurança contra incêndio e pânico, 81 de prevenção a acidentes, 429 vistorias em lotes vagos, como prevenção aos incêndios florestais, e as demais voltadas para vistorias em árvores. Também foram atendidas 651 ocorrências de salvamento terrestre, em sua grande maioria (402) para salvamento ou capturas de animais. As demais aconteceram nos casos de acidentes de trânsito, como capotamentos e colisões de veículos, entre outras.
O tenente Antônio Vaz chama a atenção para o grande número de capacitação de pessoas, especialmente de empresas. Durante o ano passado o Corpo de Bombeiros de Oliveira formou 767 brigadistas. Para o comandante, este número evidencia a responsabilidade da instituição em formar pessoas capacitadas para as ações de combate a incêndio e outros procedimentos, difundindo a cultura de prevenção e auto-prevenção. Por fim, 75 ocorrências realizadas em 2022 foram em apoio à Defesa Civil municipal, com interdições de locais de risco, reuniões com diversos órgãos, ações de prevenção e mitigações voltadas para minimizar os danos decorrentes das chuvas e outras intempéries.
De todas as ocorrências registradas no ano passado, cerca de 70% delas se concentraram no município de Oliveira, o que ressalta a importância do trabalho da corporação, especialmente para a população residente no município sede.
Comments