top of page
Foto do escritorEditorial

Carretas tomam os espaços e geram riscos


Manhã de sábado na Avenida Maracanã: carretas se aglomeram ao longo da via, comprometendo a visão e a segurança - Foto: João Bosco Ribeiro


O estacionamento de caminhões e carretas nas avenidas Maracanã e Miguel Resende, nos fins de semana, continua gerando reclamações de pedestres e condutores de veículos que utilizam as vias. Na Avenida Maracanã as reclamações são maiores, por se tratar de uma via com grande fluxo de veículos e de pessoas, em que o estreitamento das pistas aumenta a possibilidade de acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motocicletas, muitas vezes conduzidas em alta velocidade, com motociclistas efetuando ultrapassagens perigosas em pouco espaço. O problema é ainda mais grave para pedestres, especialmente idosos e pessoas com deficiências, no momento de atravessarem a via.


A principal alegação dos caminhoneiros é de que Oliveira ainda não possui um lugar adequado para o estacionamento destes veículos e muitas ruas e esquinas estreitas dificultam a chegada dos caminhões e carretas até suas residências, nos bairros. Segundo eles, há um estacionamento no Posto e Restaurante Juá, na Rodovia Fernão Dias, mas é necessário utilizar um veículo menor para se deslocarem até o perímetro urbano de Oliveira.


O diretor do Departamento Municipal de Trânsito (OLITRANS), Roberto Trimolet, disse que a Prefeitura aguarda a liberação de um estacionamento que está sendo construído pela Associação dos Transportadores Autônomos de Oliveira (ATRO), em um terreno cedido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em sua sede, nas proximidades do trevo de acesso a Oliveira pela Rodovia BR-494, para que seja emitido um decreto proibindo o estacionamento de carretas na cidade. Entretanto, segundo ele, a Prefeitura poderá não concordar com a ideia de que o estacionamento possa ser utilizado somente pelos associados da ATRO. A sugestão é que os caminhoneiros não associados utilizem o espaço mediante pagamento de uma taxa.


A ATRO informou que as obras de construção do estacionamento estão em andamento e que aproximadamente 50 veículos já ocupam uma parte pavimentada do espaço. De acordo com a ATRO, a maior área do estacionamento precisará ser asfaltada e no momento está sendo realizado um trabalho de terraplenagem para em seguida ser executada a sua pavimentação. O acesso ao estacionamento poderá ser efetuado por intermédio de dois portões, o primeiro, já existente na entrada da sede do órgão e o segundo, a ser instalado próximo ao trevo da BR-494. Não foram estabelecidas datas para que o sistema esteja totalmente liberado para uso.


O convênio para a cessão do terreno que abrigará o estacionamento foi assinado no dia 24 de outubro de 2022, entre a Prefeitura de Oliveira e a ATRO. Assinaram o documento a prefeita Cristine Lasmar (MDB) e o presidente da associação, Daniel de Reis Paula (Queixada). O prazo inicial do empréstimo é de no mínimo 20 anos e a expectativa é de que o terreno, com aproximadamente 24 mil metros quadrados, possa abrigar cerca de 200 veículos.


Inicialmente, a ideia é dotar o espaço de oficinas mecânica e de lanternagem, borracharia, lavador, escritório, guarita de segurança, academia ao ar livre e salão para reuniões, missas ou cultos e comemorações de eventos, entre eles o Dia de São Cristóvão. Atualmente a ATRO conta com 45 associados.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page