Reprodução Facebook
Instituição presta atendimento a crianças de 4 a 12 anos de idade.
A Casa da Criança, tradicional entidade assistencial de Oliveira, vai receber um repasse financeiro da Prefeitura no valor de R$ 30 mil. Na terça-feira (26), durante reunião extraordinária, a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei autorizando o Executivo a efetuar a transferência do recurso, poro meio de convênio. Nas últimas semanas a Prefeitura já havia repassado, via contribuição por subvenção, repasses a outras instituições do município.
Conforme plano de trabalho apresentado pela Casa da Criança, o dinheiro será utilizado para a conclusão das obras de construção de uma quadra poliesportiva na sede da instituição. Atualmente as crianças atendidas estão realizando as atividades ao ar livre, em local impróprio, e por isso sem segurança, o que justifica a necessidade do dinheiro para o término do trabalho. Por meio de mensagem anexada ao projeto, a Prefeitura informou que a entidade promoverá a complementação dos recursos necessários para a conclusão da quadra.
A Casa da Criança é uma das mais importantes entidades beneficentes de Oliveira, que ao longo de seus 74 anos de existência vem prestando importante atendimento social a crianças com idade entre 4 a 12 anos, por meio de diversos cursos, atividades esportivas e culturais. A instituição atende atualmente dezenas de crianças no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), oferecendo oficinas de música, dança, teatro, artesanato, judô e práticas esportivas. A entidade oferece ainda cinco refeições diárias, de segunda a sexta-feira, com atendimento de 7h às 17h, acolhendo crianças no contraturno escolar.
A entidade abriga prioritariamente meninos e meninas em situação de risco e vulnerabilidade, que são incluídos no serviço após avaliação psicológica e social, feita pela equipe de técnicos. A constituição da Casa da Criança teve início em agosto de 1939, por intermédio de um grupo de Vicentinos liderados por Joaquim Laranjo Costa.
Da necessidade de ampliar os serviços oferecidos nasceu a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância e com ela a Casa da Criança, cujo prédio teve sua construção finalizada em agosto de 1949. No ano 2000, por decisão do ex-bispo diocesano dom Francisco Barroso Filho, à época presidente da entidade, a Casa da Criança passou a funcionar em um prédio pertencente à Mitra Diocesana e que ainda abriga a instituição.
No final de outubro e início de dezembro, a Câmara já havia aprovado projetos autorizando o Executivo municipal a firmar convênio para repasse de recursos ao Centro de Reintegração Social Beija-Flor; Obras Assistenciais Santo Antônio; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); Vila Vicentina Joaquim Laranjo Costa; Sindicato Rural de Oliveira e Social Futebol Clube. A maior parte do dinheiro repassado às entidades foi obtida por intermédio de emendas parlamentares apresentadas pelo deputado federal Paulo Abi-Ackel (PSDB), a pedido do vereador Geraldo Nicácio Júnior (PSD)
Comments