top of page
Foto do escritorEditorial

CEMIG alerta contra golpes no pagamento das faturas de energia via PIX


Modalidade é a melhor opção para quitar as contas, mas é preciso atenção - Foto: Divulgação/CEMIG

A Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) emitiu comunicado, alertando seus consumidores para casos de golpes aplicados por meio do sistema PIX. Segundo a Companhia, há casos em que o cliente é enganado por QR codes fraudulentos, ligações de falsos atendentes e boletos enganosos, que resultam em transferência de dinheiro para golpistas.


O sistema de pagamentos via PIX foi criado em 2020, revolucionou o sistema financeiro do Brasil e, rapidamente, caiu no gosto da população. Segundo dados do Banco Central, há mais de 130 milhões de usuários cadastrados no sistema. Em maio de 2021, a CEMIG adotou o meio de pagamento para facilitar a rotina de clientes. Atualmente, recebe o pagamento de mais de 600 mil faturas de energia via PIX todo mês.


Mas, apesar de a modalidade ter facilitado as transações, tornando o procedimento mais rápido e efetivo, o método tem sido mais um alvo para golpistas. Diante disso, a empresa estatal aconselha o cidadão a sempre checar o CNPJ e o nome da pessoa destinatária do PIX. O ideal é que o consumidor só quite faturas obtidas a partir dos canais de atendimento da empresa: o app e o site Cemig Atende, o telefone 116, a conta física recebida em casa ou o WhatsApp (31) 3506-1160.


Para realizar o pagamento da conta de energia por meio do PIX, utilizando a fatura física, basta o cliente fazer a leitura do QR code com a câmera do celular e pagar a fatura pelo aplicativo do seu banco. O QR code está presente no campo "Reaviso de contas vencidas/ Débitos anteriores" da conta ou ao lado do código de barras tradicional.


As faturas de segunda via emitidas nos canais de atendimento também disponibilizam a opção para pagamento via PIX. Caso o cliente deseje pagar dessa forma e sua fatura física ainda não possua a opção, basta solicitar a segunda via digital, por meio do Cemig Atende Web (atende.cemig.com.br) ou pelo WhatsApp (número 31 3506-1160).


Se o cliente optar por utilizar o aplicativo Cemig Atende, há mais uma facilidade: pelo aplicativo, além da fatura digital com o QR code, existe a opção “Copia-Cola” do código PIX para permitir o pagamento em seu banco digital de preferência, sem a necessidade de utilização da câmera do celular.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page