top of page
Foto do escritorEditorial

CEMIG alerta sobre enfeites para a Copa do Mundo


Decoração de rua precisa manter distância de fios - Foto: Reprodução/Internet

Com a realização da Copa do Mundo de Futebol a partir do dia 20 de novembro, em muitas cidades há o costume da população enfeitar as ruas e muitas vezes, inadequadamente, as pessoas utilizam os postes e a fiação elétrica para fixar faixas, bandeiras e demais adereços, o que é proibido por lei, constituindo-se em risco direto à população.


Segundo a Companhia energética de Minas Gerais (CEMIG), é preciso ter o máximo cuidado para não causar acidentes e estragar a festa. É proibido instalar quaisquer objetos e itens de decoração em postes e outros componentes da rede elétrica, incluindo os padrões de energia das residências, pois o risco de acidentes é muito grande.


Nos últimos dias, a companhia intensificou a fiscalização dentro de suas ações de prevenção para a segurança da população. Dessa forma, equipes da empresa já começaram a identificar ornamentações em estruturas que comportam a rede elétrica de até 13,8 mil volts em sua área de concessão. As orientações da companhia são fundamentais para que sejam evitados acidentes com a eletricidade, que podem ocorrer no momento de instalação ou da retirada dos enfeites, ou até mesmo o lançamento desses componentes contra o cabeamento de energia em função da força do vento, fenômeno característico do período chuvoso. “Queremos que todos comemorem, brinquem e se divirtam, mas com segurança e sem correr riscos”, salienta o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CEMIG, João José Soares.


Em vias públicas e praças, os enfeites jamais podem ser afixados nos postes, braços de iluminação pública e nunca fixados com arames metálicos, pois, além de colocarem em risco os instaladores, dificultam o acesso dos eletricistas para a manutenção do sistema elétrico. Além do risco de choque, existe o perigo de queda por altura durante a afixação dos enfeites e isto pode ser fatal. É preciso também máxima atenção em relação a trios elétricos e outros veículos com altura superior à normal, pois a colisão com cabos instalados nas estruturas pode causar o rompimento da fiação e até o colapso dos postes, causando acidentes graves e falta de energia.


Entre outras orientações, a companhia também alerta para não lançar artefatos (serpentinas, confetes, entre outros) na rede elétrica, metálicos ou não. Com relação a estruturas para exibição de jogos em telões e apresentação de shows, na montagem e na desmontagem deve-se considerar a existência das redes elétricas aéreas.


Outro alerta importante é em relação aos fogos de artifício, que devem ser manuseados somente por adultos e utilizados em locais distantes da rede elétrica, afastados de bandeirinhas e de demais enfeites ou materiais que apresentem risco de incêndio.


Em casos de acidente envolvendo redes elétricas, a empresa orienta que a população ligue imediatamente para o número 116, que funciona 24 horas por dia, e aguarde a chegada dos técnicos especializados da CEMIG.


Além da CEMIG, a população também pode acionar gratuitamente o Corpo de Bombeiros (telefone 193) ou a Polícia Militar (telefone 190).

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page