A agência de atendimento presencial da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), em Oliveira, está entre as 54 que a empresa pretende fechar no Estado até agosto deste ano. Ação é vista como antecipação para a privatização e motivo de preocupação, porque, segundo alguns consumidores, tende a piorar o atendimento e pode colocar em risco a concessão do serviço.
Nas cidades onde já ocorreram fechamentos de agências, muitos consumidores têm enfrentado dificuldades no atendimento, pois alguns serviços da Companhia só são ofertados via internet. Produtores rurais afirmam serem os mais prejudicados, por não conseguirem se cadastrar na empresa, via internet, para fazer solicitações de restabelecimento de energia e outras, por não terem acesso à rede de computadores e a empresa não disponibilizar pedidos de alguns serviços por telefone. Há casos em que a agência de atendimento presencial mais próxima está a 80 ou 100 quilômetros de distância do município que teve o serviço fechado. Outro problema decorrente do encerramento das atividades atinge os funcionários de outras agências e serviços, como call center, que ficaram sobrecarregados.
O coordenador do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais (Sindieletro MG). Emerson Andrada, disse que o fechamento das agências em cidades de pequeno e médio porte foi anunciado aos funcionários no final de março deste ano. Segundo ele, a extinção pode causar a demissão de 150 funcionários terceirizados que atuam nos estabelecimentos. "Essas agências são terceirizadas e não interferem diretamente no servidor concursado. Mas o terceirizado está sendo demitido” argumentou.
A CEMIG alegou que vem conduzindo um projeto que visa transformar o processo de atendimento aos seus clientes em diversos municípios, mediante parcerias com estabelecimentos comerciais e afirma que nenhum cliente terá que se deslocar para receber atendimento presencial. "Trata-se apenas de mudança na forma de atendimento. A CEMIG continuará oferecendo atendimento presencial aos seus clientes, durante 8 horas diárias, de segunda-feira a sexta-feira, garantindo a estrutura de atendimento oferecida hoje nas Agências de Atendimento”, informou a empresa em nota à imprensa.
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