A Prefeitura de Oliveira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início na segunda-feira (3) à 25ª Campanha de Vacinação contra a gripe Influenza. A vacina está disponível em todos os postos do Programa Saúde da Família (PSF) e inicialmente está sendo aplicada em pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.
A campanha, que acontece anualmente, faz parte do calendário do Programa Nacional de Vacinação 2023 definido pelo Ministério da Saúde (MS). Em todo o país a vacinação irá começar na segunda-feira, 10 de abril, mas em Minas Gerais o início da imunização foi antecipado para o dia 3.
Em Oliveira os grupos prioritários para a campanha de vacinação contra a Influenza são as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, professores do ensino básico e superior, idosos com 60 anos ou mais de idade, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo e população carcerária.
O vírus influenza é causador de infecção aguda do sistema respiratório, com grande potencial de transmissão, e pode levar à morte. Em 2022 em Minas Gerais, 132 pessoas vieram a óbito por Síndrome Respiratória Aguda Grave causada por influenza. Este ano já ocorreram duas mortes. O subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Eduardo Prosdocimi, explicou que a detecção de anticorpos protetores se dá entre duas a três semanas, e por isso antecipar em uma semana a vacinação do público elegível será importante para reduzir possíveis complicações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.
A vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde. Os sintomas podem ser confundidos com os da covid-19.
A campanha vai até o dia 31 de maio e a meta de cobertura é de 90% dos grupos prioritários, com expectativa de que mais de 8,5 milhões de pessoas sejam imunizadas em todo o estado.
(Com informações da Agência Minas e do informe técnico operacional da vacinação contra a Influenza do MS)
Comments