Carlos Augusto Mattos
A campanha de vacinação antirrábica animal em Oliveira teve início na terça-feira (01), quando foram vacinados cães e gatos das comunidades rurais de Paulina e Calafate, as duas primeiras do cronograma montado pelo setor de vigilância sanitária e epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Para realizar a vacinação, o município recebeu, da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis, um total de 9.275 doses da vacina antirrábica. No perímetro urbano, a vacinação ocorrerá no mês de setembro, de acordo com o cronograma.
A raiva, também chamada de hidrofobia, é uma doença provocada por um vírus do gênero Lyssavirus que causa grande inchaço do cérebro e compromete o sistema nervoso central. É uma doença contagiosa considerada grave, com alto grau de letalidade. A contaminação por raiva humana ocorre quando a pessoa é mordida, lambida ou mesmo arranhada por animais infectados, principalmente gatos, cachorros e morcegos. A melhor forma de prevenir a difusão dessa zoonose é a vacinação. Por isso, os animais domésticos (cães e gatos), a partir dos três meses de idade, devem ser vacinados pelo menos uma vez por ano.
De acordo com a coordenadora de Zoonoses e Vigilância de Fatores de Risco Biológicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais, Mariana Gontijo de Brito, a imunização dos cães e gatos, além de proteger os animais, é fundamental para o combate à raiva humana. Segundo ela, todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus, mas, por estarem mais próximos das pessoas, os caninos e felinos são os principais transmissores dessa doença, que é bastante grave e, na maioria das vezes, letal. A ocorrência da raiva humana tem diminuído pela transmissão por cães e gatos e por isso é fundamental manter a vacinação desses animais em dia.
Conforme cronograma divulgado pela Prefeitura de Oliveira, a vacinação terá a seguinte programação em agosto: dia 19 – Faleiros; 21 - Mandembo, Fundão e na Capela dos Mirandas; dia 22 – Fradiques e Matinha do Jacaré; dia 23 – Pintos e Paiol; 24 – Brasilândia e Aguadinha; 25 – Barreiro, Felix dos Santos e Morro Alto; 26 – Morada do Sol; 28 – Engenho e Tombadouro; 29 - Sobrado de Cima e Sobrado de Baixo; 30 - Ouro Fino e 31 – Jacaré. No dia 2 de setembro a vacinação será realizada na Fazenda São Paulo.
Na zona urbana a programação é a seguinte: dia 3 de setembro nos bairros São Bernardo (Praça do Ouro); Elias Raimundo (Igreja São Vicente); Oscar Faria Lobato; São Sebastião (Campo do Flamengo); Praça da Igreja São Sebastião; Areões (capela); Cíntia (Escola Margarida Silva Santos); Rodoviária; centro (Praça Mãe dos Homens); Segredo; Praça Dona Manoelita Chagas. Dia 24 de setembro: Praça da FEOL; Escola Gabriel Passos; Conjunto Habitacional João Paulo II (salão comunitário); Antônio Laranjo (campo do Dom Bosco); São Geraldo (quadra); antiga sede da zoonoses; Rosário (igreja e PSF); vigilância ambiental; Aparecida (Praça do santuário); Jardim dos Bandeirantes (Igreja de Santo Antônio).
Comments