Com o objetivo de discutir as principais pautas e demandas da saúde pública e eleger delegados que irão participar de reunião do Conselho Municipal de Saúde que irá acontecer na quarta-feira, dia 19 de abril, foi realizada na terça-feira (11) a Sétima Conferência Municipal de Saúde, no Oliveira Clube. Entre as propostas apresentadas estão a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), aumento no número de consultas e ampliação no horário de atendimento nestas unidades. O encontro antecede a 10ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais, prevista para acontecer no final de maio.
Durante o evento foram apresentadas demandas municipais e estaduais para a área da saúde. Entre as propostas para o município as principais sugestões são para aumentar a oferta de consultas de psicologia e fonoaudiologia, tornar sistemático o agendamento de consultas médicas na atenção primária à saúde e atenção secundária, melhorar o planejamento e logística de materiais e insumos para as unidades básicas de saúde. Também foi proposta a construção de nova estrutura física dos postos do Programa Saúde da Família (PSF) Dom Bosco e Santa Luzia e ampliação do horário de trabalho nas UBS para atendimento da saúde do trabalhador.
Especificamente para a UBS de Morro do Ferro foi indicada a proposta de aumentar a oferta no número de consultas diárias, melhorar o transporte para a equipe que realiza as consultas domiciliares e atendimentos na zona rural, além da contratação ou nomeação de profissionais para cobertura de férias. Entre as demandas estaduais foram sugeridas a revisão na tabela de atendimentos e procedimentos do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) uma vez que a oferta não supre a demanda do centro, que atende toda a microrregião; disponibilizar recursos para construção de novas UBS; criação de uma política para os acompanhantes de pessoas internadas e aumentar ofertas na Programação Pactuada Integrada (PPI) de consultas especializadas e cirurgias.
Os delegados escolhidos no decorrer da conferência serão indicados para compor o novo Conselho Municipal de Saúde, que tomará posse na reunião de quarta-feira. Durante o encontro devem ser definidos também os nomes dos conselheiros que representarão o município na conferência estadual.
Os delegados são: Maria de Lourdes Resende, Marcelo Rosa Pinheiro Pimenta, José Barbosa do Prado, José Hamilton da Silveira, Ildeano Sebastião Silva, Jairo da Vitória Arrudas, José Vagno de Paula, Solange Aparecida Pacheco, Célio Costa Carvalho, Sebastião Inácio da Silveira, Maria Helena Borges, Gabriela Fernanda Costa Oliveira, Dirceia Maria Silva, Diva Lopes, Sylvia Cristina Correa Ribeiro, Maria de Lourdes Coelho, Kátia Aparecida Medeiros Ribeiro, Germano de Souza Nascimento, Iraci Vieira dos Anjos, Solange Aparecida Lousada e Iolanda Silva Rosa Pinto.
Participaram da conferência municipal a chefe de gabinete, Ana Maria Assis Ribeiro, representando a prefeita Cristine Lasmar (MDB), a secretária de Saúde, Nonata Elisângela das Dores Neto, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eliene Aparecida de Brito, os secretários de Governo, Ramon Domingos, de Desenvolvimento Econômico, Luís Fernando Alvim, além dos vereadores Éderson de Souza da Silveira (MDB), Sirley Clécio da Silveira (PDT) e Geraldo Nicácio Júnior (PSD). O encontro contou ainda com a presença de mais de 180 participantes, entre eles usuários do SUS, trabalhadores e gestores.
Bình luận