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Foto do escritorLeonardo José da Rocha

Coordenador explica imobilidade de veículos da Prefeitura


Carlos Augusto Mattos

Romano disse que demora foi motivada por desinteresse de empresas.


O coordenador de transportes da Secretaria Municipal de Educação, Gabriel Romano Ribeiro, compareceu à Câmara Municipal de Oliveira na quarta-feira (20), para prestar esclarecimentos a respeito de veículos do transporte escolar que não estão sendo utilizados por falta de seguro. De acordo com o servidor, veículos de outras secretarias, como da Saúde e Desenvolvimento Social estão na mesma situação. O motivo seria o desinteresse de corretoras em participar dos diversos processos licitatórios abertos pelo Executivo.


De acordo com ele, desde fevereiro deste ano já foram feitas diversas tentativas de abertura de processo de licitação para a realização de seguro de três ônibus escolares recebidos pelo município. Em todas elas não foi possível fazer a cotação de preços necessária para a abertura do processo licitatório. Como a vencedora do certame faria também o seguro de toda a frota da Prefeitura, outros veículos estão impossibilitados de serem usados pela falta de cobertura. Segundo o coordenador, nenhum veículo que não esteja segurado é utilizado.


Gabriel Romano explicou ainda que com a chegada de veículos novos para diferentes pastas, algumas empresas de seguro mudaram o posicionamento e optaram por fornecer a cotação de preços para a abertura de uma licitação marcada para o dia 3 de outubro. O coordenador observou que com a realização do certame, a previsão é de que em pouco tempo os veículos possam circular normalmente. No caso dos ônibus do transporte escolar, Romano informou que tão logo estejam com a situação regularizada, dois deles serão disponibilizados para os estudantes da zona rural e o terceiro ficará a disposição para qualquer eventualidade.


Diante da situação, automóveis destinados à Secretaria de Saúde e de Desenvolvimento Social, entre outras, continuam parados. Dois caminhões recebidos pela Prefeitura e destinados às associações que fazem a coleta de materiais recicláveis se encontram na mesma situação. Para amenizar o problema, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente teria conseguido um caminhão da frota da Prefeitura para suprir as associações de reciclagem, que vinham tendo dificuldade para transportar o material coletado, chegando a anunciar o encerramento das atividades.


O coordenador respondeu diversas perguntas feitas por vereadores, muitas delas apresentadas por Gilmar Sebastião Cândido (PSC), autor da proposição para que Gabriel Romano comparecesse à sede do Legislativo. Ele informou, entre outros pontos, que atualmente a Secretaria de Educação possui 41 veículos contratados para o transporte de alunos de todas as comunidades rurais, além dos ônibus da frota própria. Também explicou como é feito o processo de contratação desses veículos.

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