Foto: COPASA
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) finalizou uma ampla modernização na Estação de Tratamento de Água (ETA) Itapecerica, em Divinópolis, com um investimento total de R$ 8 milhões. A reforma completa, que faz parte de um conjunto de melhorias no sistema de abastecimento de água do município, garantiu avanços significativos na estrutura e na operação da unidade, que entrou em funcionamento pleno nesta semana.
As intervenções incluíram a instalação de novos tanques de contenção, uma casa de operação do gás cloro com mais segurança, interligações modernizadas para agilizar os serviços, um novo depósito de carvão utilizado no tratamento da água, além de urbanização completa e reforma da fachada.
A entrega oficial da unidade reformada foi marcada por uma visita guiada com engenheiros da Unidade de Serviços de Expansão Centro da Copasa e empregados da gerência regional. Segundo Madson Brandão, gerente regional da Copasa, a conclusão das obras representa um marco importante para o atendimento à população. “Receber essa obra marca um avanço significativo na modernização da ETA Itapecerica. As melhorias estruturais reforçam a segurança e a eficiência operacional, elevando a qualidade do serviço oferecido à população de Divinópolis”, destacou.
Lucas Alves da Silva, encarregado de Manutenção de Sistemas da unidade, também celebrou as melhorias. “Além de transformar a estética da ETA, as reformas trouxeram avanços como novos tanques de armazenamento de produtos químicos, melhorias nos floculadores e decantadores, e instalações adequadas para o armazenamento de produtos. Essas mudanças já impactam na qualidade da água fornecida e na segurança dos colaboradores”, afirmou.
Ampliação do sistema de abastecimento
Paralelamente à reforma da ETA Itapecerica, a Copasa está investindo em outras frentes para modernizar o sistema de abastecimento de água de Divinópolis. Com um investimento adicional de R$ 12 milhões, estão em andamento obras de ampliação para atender principalmente à região Sudeste da cidade. Essas intervenções garantirão maior resiliência durante os períodos de estiagem e em situações de manutenção, reduzindo impactos no abastecimento.
Entre as melhorias previstas estão a ampliação da capacidade de produção de água da ETA Rio Pará e a implantação de mais de 9.500 metros de novas redes de distribuição. Também estão sendo instaladas adutoras e subadutoras que redistribuirão o abastecimento, permitindo, por exemplo, que parte dos bairros atualmente atendidos pela ETA Itapecerica passem a ser abastecidos pela ETA Rio Pará. Uma das obras em andamento ocorre na avenida José Constantino Sobrinho, no bairro Danilo Passos. A previsão de conclusão dessas intervenções é 2025.
Comments