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Cresce o uso do aeródromo de Oliveira


Pista é homologada pela ANAC e possui balizamento noturno - Foto: Maycon Richard

Inaugurado em 15 de dezembro de 1991, ainda com pista não asfaltada, o Aeródromo Deputado José Aldo dos Santos, situado no perímetro urbano de Oliveira, vem sendo cada vez mais usado para pousos e decolagens, não apenas por pessoas que vêm a Oliveira, como também por aquelas que visitam cidades vizinhas e artistas contratados para shows na região. Um dos principais motivos é o fato da pista ser uma das poucas da região com balizamento noturno e homologação pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O que difere um aeroporto de um aeródromo é a estrutura oferecida aos usuários.


Com gestão da Prefeitura de Oliveira, por intermédio do secretário municipal de Administração, Luis Eduardo Silva Pereira, o aeródromo possui funcionário 24 horas por dia em suas dependências e outros servidores de prontidão para emergências. O local conta com sala de espera para passageiros e banheiros. A pista, situada a 982 metros de altitude, possui 1.180 metros de extensão por 18 metros de largura, com sua superfície de asfalto, possuindo duas cabeceiras, 03-21, numeração que serve para orientação dos pilotos.


O aeródromo possui a sigla SNRZ, sendo homologado pela ANAC como aeroporto de porte médio para pouso e decolagem de aviões a jato, turbo hélice, aviões monomotores, bimotores e helicópteros, sendo constantemente fiscalizado junto ao órgão federal. A Prefeitura não cobra nenhuma taxa para utilização do aeroporto, tanto para as operações das aeronaves como também pela utilização das suas dependências, sendo este mais um motivo para o aumento de sua movimentação.


O local recebe, em média, aproximadamente 20 pousos e decolagens diurnos e noturnos por mês. O espaço também atende a diversos aeroclubes da região, entre eles o de Itaúna, que fazem instrução e balizamento noturno na pista, pois é uma das poucas da região centro-oeste de Minas Gerais que possui este tipo de recurso. O balizamento noturno, que é feito por meio de luzes nas laterais da pista, é essencial para que o piloto consiga realizar operações de pousos e decolagens com segurança.

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