top of page
Foto do escritorLeonardo José da Rocha

Criado em Oliveira o “Dia do Terço dos Homens”


Paróquia de São Sebastião

Terço dos Homens: oração, com fé e perseverança, pelo bem de todos.


Um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Oliveira na segunda-feira (20) instituiu o “Dia Municipal do Terço dos Homens”. A proposição foi apresentada pelo vereador Cleyton Murilo da Silva (PDT). Ele disse que o objetivo é valorizar uma prática antiga, que com o passar do tempo foi se perdendo, mas que volta a ser resgatada. Destacou que muitos homens têm encontrado uma nova vida por meio da oração que acontece semanalmente em diversas paróquias. A data será comemorada anualmente no dia 4 de maio e passará a fazer parte do calendário oficial do município.


De acordo com justificativa do propositor, o terço dos homens é um movimento que cresce progressivamente no país. Salienta que a vivência dessa espiritualidade no âmbito masculino é uma realidade presente em milhares de paróquias, inclusive muito difundida na diocese de Oliveira, pois reúne de forma simples, mas com muita determinação, fé e perseverança, homens que têm como única missão rezar o terço e ajudar suas comunidades.


O parlamentar acrescentou que não há idade ou classe social determinante para a participação nos grupos, podendo ser encontrados comerciantes, trabalhadores braçais, empregados, médicos, advogados, metalúrgicos, desempregados, pessoas sem religião ou afastadas das igrejas, professores e todos os homens que amam Nossa Senhora e querem ser melhores filhos de Deus.


O autor do projeto ressaltou também que fé, oração e devoção são atitudes de homens que antes não tinham a prática de sair de casa para rezar, mas que nos últimos tempos passaram a reservar parte do tempo para escutar a palavra de Deus e recitar o terço, rezando em voz alta os cinco mistérios da devoção mariana. O fenômeno vem levando centenas de homens para as igrejas católicas, mudando a vida dessas pessoas, que descobriram no terço, um novo sentido para as suas vidas.


Cleyton Murilo ressalta que o movimento do terço dos homens surgiu para dar novo vigor à igreja e resgatar homens que antes pouco participavam dos momentos de oração propostos, e que hoje, quase todas as paróquias da diocese contam com grupos de oração, nas matrizes ou comunidades. Para o vereador, é certo que aqueles que participam do terço dão exemplo de oração a outros homens, já que cada um se torna missionário junto a muitos amigos e companheiros que estão distantes de Deus e da igreja, gerando nos praticantes sentimentos de solidariedade e de fraternidade.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page