Representantes dos artesãos acompanharam a votação dos projetos.
A Câmara de Oliveira aprovou na segunda-feira (22) dois projetos de lei que irão beneficiar a Associação de Artesãos de Oliveira e a Associação Comunitária do Bairro Aparecida. Com a aprovação das proposições, o Executivo Municipal fica autorizado a celebrar convênio com as duas entidades, para a transferência de recursos financeiros no valor de R$ 20 mil para cada uma das associações. O dinheiro foi destinado ao município por meio de emendas parlamentares apresentadas pelo deputado estadual Gustavo Mitre (PSD). Os projetos foram aprovados por unanimidade dos parlamentares em regime de urgência solicitado pelo Executivo e pela mesa diretora da Casa Legislativa.
O recurso destinado à associação dos artesãos tem por finalidade a aquisição de barracas para exposição dos produtos produzidos pelos associados. Com isso será possível a adequação da oferta de serviço especializado aos membros da entidade, permitindo que um número maior de artesãos possa expor seus trabalhos nas feiras de artesanato realizadas periodicamente na Praça XV de Novembro, na região central da cidade. De acordo com o Executivo, o ato reforça a manutenção das ações junto às comunidades, sobretudo as executadas pelas associações que congregam membros para realização de atividades diversas.
Durante as discussões da matéria, alguns vereadores falaram sobre a ajuda e o trabalho da associação. Geraldo Nicácio Júnior (PSD) pediu que ao Executivo que faça a sanção rápida da lei e manifestou sua alegria em poder contribuir com a entidade. Sirley Clécio da Silveira (PDT) lembrou que a medida vai possibilitar o aumento da geração e renda para os artesãos do município. O vereador Reinaldo Correa dos Santos (PSD) solicitou maior incentivo da Prefeitura para o segmento, investindo mais no setor.
Cleyton Murilo da Silva (PDT) salientou que o recurso vai valorizar o trabalho de pessoas que residem em Oliveira. Éderson de Souza da Silveira (MDB) parabenizou Geraldo Nicácio por seu empenho para a liberação do recurso. Gilmar Sebastião Cândido (PSC) sugeriu a inclusão de ajuda financeira no orçamento do município.
Já o recurso que será repassado à associação do Bairro Aparecida tem por objeto o custeio da complementação das obras de reforma de sua sede, localizada na Rua Princesa Isabel.
Anteriormente o imóvel havia recebido melhorias por meio de recursos oferecidos pelo Instituto Dona Neném Campos. Porém, o montante não foi suficiente para execução de todo o projeto, daí a necessidade de um complemento para que os trabalhos sejam concluídos. Segundo mensagem do Executivo que acompanha a proposição, a medida irá permitir que a entidade execute suas atividades de forma permanente. Um grupo de vereadores também destacou a importância do auxílio, para que a associação possa dar continuidade aos seus trabalhos e ações sociais.
Comments