top of page
Foto do escritorLeonardo Barros

Câmara aprova projeto que aumenta pena para crime de injúria racial


Proposta seguirá para sanção presidencial - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira (07) a proposta que inclui agravantes para o crime de injúria racial, cuja pena é aumentada de 1 a 3 anos de reclusão para 2 a 5 anos. A proposta seguirá para sanção presidencial.


O texto aprovado é um substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 4566/21 (antigo PL 1749/15), da ex-deputada Tia Eron e do ex-deputado Bebeto. O texto dos senadores mantém a pena atual, prevista no Código Penal, para a injúria relativa à religião.


A proposta recebeu parecer favorável do relator, deputado Antonio Brito (PSD-BA).


Embora desde 1989 a Lei 7.716/89 tenha tipificado crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, a injúria continua tipificada apenas no Código Penal.


Assim, a pena de 1 a 3 anos de reclusão continua para a injúria relacionada à religião ou à condição de pessoa idosa ou com deficiência, aumentando-se para 2 a 5 anos nos casos relacionados a raça, cor, etnia ou procedência nacional.


Outra novidade na redação proposta é que todos os crimes previstos nessa lei terão as penas aumentadas de 1/3 até a metade quando ocorrerem em contexto ou com intuito de descontração, diversão ou recreação.


(Com informações da Agência Câmara)

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page