top of page
Foto do escritorEditorial

Câmara realiza ação em apoio ao Outubro Rosa

Arma principal contra o câncer de mama continua sendo a prevenção


Foto - Carlos Augusto Mattos

Vereadores e servidores se vestiram de rosa na segunda-feira.


Como forma de divulgar e apoiar o movimento Outubro Rosa, de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, vereadores e servidores da Câmara Municipal de Oliveira usaram camisas e blusas na cor rosa durante o expediente e a reunião ordinária de segunda-feira (17). O gesto foi um dos temas discutidos durante o pequeno expediente da sessão, período em que os vereadores abordam temas variados. Os parlamentares ressaltaram a importância da campanha, que visa também o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, destacando os benefícios gerados pelo tratamento ainda no início da doença.


Lorena Aparecida de Fátima Silva (Republicanos), que trabalha como agente de saúde em um posto do Programa Saúde da Família (PSF) da cidade, pediu às mulheres que, ao notarem algo diferente ou um sintoma da doença, devem procurar a unidade de referência onde a enfermeira fará o acolhimento, a triagem e encaminhará a paciente para realizar os exames preventivos. A vereadora disse ainda que, durante visita recente à Câmara, a secretária municipal de Saúde, Nonata Elisângela das Dores Neto, anunciou a realização de um mutirão de mamografia ainda no mês de outubro, para intensificar ainda mais o combate a esses tipos de câncer.


André Luiz da Silva (PODE) disse que o Outubro Rosa impulsiona as campanhas de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, doenças que ainda têm alta letalidade entre as mulheres. Ele pediu ao poder público que realize os exames de mamografia de forma mais rápida.


Geraldo Nicácio Júnior (PSD) observou que o movimento pode salvar vidas e informou que vereadores da base aliada de governo estiveram reunidos com o servidor da secretaria de Saúde, Paulo Maia, que garantiu a realização dos exames de mamografia em espera ainda este mês.


Ao comentar o movimento, Sirley Clécio da Silveira (PDT) lamentou o corte de quase 50% dos orçamentos de hospitais oncológicos determinado pelo governo federal. Ele disse que a medida vai atingir, no próximo ano, pacientes que fazem tratamento contra o câncer, dificultando o avanço das políticas públicas no país. Gilmar Sebastião Cândido (PSC) considerou uma vergonha a realização de mutirão de mamografia, ao lembrar que o mamógrafo instalado no Hospital São Judas Tadeu foi comprado com recursos públicos para atender pacientes do SUS.


Para Cleyton Murilo da Silva (PDT), a Câmara está fazendo seu papel de conscientização. Ele reforçou que, além da campanha, é importante que as políticas públicas funcionem e disse aguardar a realização do mutirão de mamografia o mais rápido possível. Ronaldo de Paula Gonçalves (MDB) argumentou que a campanha do Outubro Rosa é realizada durante um mês, mas as mulheres precisam tomar os cuidados com a doença durante os 12 meses do ano. Éderson de Souza da Silveira (MDB) apontou a ação da Câmara como prova de que a Casa está sempre atenta às demandas importantes da população. Adilson José da Silva (MDB) ressaltou que a campanha é de suma importância, pois visa alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page