A Prefeitura de Oliveira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou diversas medidas para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, e com isso tentar reduzir o número de casos de dengue. Embora não seja conhecida a quantidade exata de casos confirmados da doença, o município vive um surto e a tendência é de aumento, em razão do calor e das chuvas. A secretaria também orienta a população quanto às providências que devem ser adotadas. Uma das ações informadas pela Prefeitura é a ampliação do atendimento às pessoas que apresentem sintomas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a reativação do atendimento noturno nas unidades do Triângulo e das Graças.
Durante uma reunião na Prefeitura na quarta-feira (15), entre a prefeita Cristine Lasmar (MDB), servidores da área de saúde e secretários, foram definidas algumas atitudes a serem adotadas. Além do aumento no atendimento de pacientes com suspeita da doença nas 12 UBSs, haverá um plantão de 17h às 21h horas, a partir de segunda-feira (20), nos postos do PSF dos bairros das Graças e Triângulo, ambos na Avenida Maracanã, número 820. Também está previsto um aumento no número de exames laboratoriais para pessoas que apresentem sintomas.
Na próxima semana a equipe de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde iniciará uma pesquisa de isolamento viral para identificar qual o sorotipo da dengue está circulando no município. Outra providência adotada será a realização de mutirões de limpeza, para recolhimento de materiais que possam acumular água e também a remoção de veículos abandonados. Dias e horários das ações ainda serão divulgados.
O trabalho de combate ao Aedes aegypti também foi reforçado pelas equipes de vigilância ambiental, com o bloqueio espacial por intermédio da aplicação de inseticida com o fumacê. Para isso estão sendo utilizados sete equipamentos conhecidos como UBVs leves em diversos locais da cidade, especialmente naqueles onde a incidência da doença é maior. Esta ação tem como objetivo cortar o ciclo da dengue, matando o mosquito infectado. Para que o inseticida tenha maior efetividade e elimine o maior número de mosquitos, a Vigilância pede para que a população deixe as portas e janelas das residências abertas durante a aplicação do fumacê.
A cooperação dos moradores, realizando a limpeza de lotes e quintais s é outro ponto importante no enfrentamento da dengue. Nesse sentido, a Prefeitura orienta as pessoas a lacrar as fossas, tonéis, barris e reservatórios de água no nível do solo; manter em dia a limpeza de calhas; manter lixeiras bem tampadas; deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo; manter a limpeza de ralos e utilizar telas; não deixar água acumulada e parada em nenhuma ocasião e local e preencher os pratos de plantas com areia.
Cristine Lasmar salientou que além das medidas anunciadas durante a semana, a Prefeitura desenvolve ações durante todo o ano para prevenir a dengue e diz que esse trabalho deve ocorrer em conjunto com a população. Após o período chuvoso, as ações são intensificadas devido ao aumento dos casos notificados. A população também pode fazer denúncias sobre lotes sujos, imóveis e veículos abandonados, assim como outras situações que possam provocar focos de dengue. Mensagens de texto e fotos podem ser enviadas pelo aplicativo de WhatsApp para o número (37) 99902-4120.
Comments