Victor Rodrigues
Lucas Lasmar pediu a homenagem ao setor de neonatologia da Santa Casa.
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, nesta quinta-feira (14), reunião especial no plenário para celebrar os 50 anos da fundação do setor de neonatologia da Santa Casa de Belo Horizonte. A homenagem foi solicitada pelo deputado Lucas Lasmar (REDE). A unidade atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência no estado no atendimento a bebês prematuros e recém-nascidos que pesam menos de um quilo e medem menos de 30 centímetros. O serviço também atende bebês com malformações neurológicas, pulmonares, gastrointestinais, geniturinárias (funções genitais e urinárias) e cardiovasculares.
Em 2023, o serviço de neonatologia da Santa Casa de Belo Horizonte realizou 1.051 atendimentos, incluindo 621 internações na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e 430 atendimentos na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN). Além disso, foram realizadas 7.596 consultas de pré-natal em gestações de alto risco. O Brasil ocupa a décima posição mundial em partos prematuros. Entre 2019 e 2021, mais de oito milhões de bebês nasceram antes das 37 semanas de gestação no país, segundo dados do Ministério da Saúde.
Em Minas Gerais, 11% dos nascimentos foram de partos prematuros, entre janeiro de 2021 e setembro de 2022. Durante esse período, 2.564 bebês prematuros perderam a vida no estado.
O deputado Lucas Lasmar ressalta que quanto mais prematuro o bebê, maiores são os riscos de complicações médicas, o que reforça a importância dos cuidados intensivos oferecidos pela Santa Casa BH. “Nos últimos anos, a taxa de mortalidade infantil em Minas Gerais aumentou, passando de 10,48 por mil nascidos vivos, em 2020, para 11,72, em 2023. O serviço de neonatologia da Santa Casa BH desempenha um papel crucial na redução desses números, oferecendo cuidados especializados e salvando vidas”, disse ele.
Lucas Lasmar também destaca que o hospital tem uma equipe qualificada e trabalha com método humanizado, sendo o mais importante, o atendimento 100% SUS. "Tenho orgulho de ter recebido o convite para ser guardião da neonatologia da Santa Casa BH, porque é um serviço que merece toda nossa homenagem e agradecimento", afirma.
Comments