Marcelo Praxedes
Somente em dezembro e janeiro 110 oliveirenses fizeram a cirurgia.
O deputado estadual Lucas Lasmar (REDE) tem se dedicado à promoção de mutirões de cirurgias de catarata em todo o estado. Até este mês, já foram realizadas 790 cirurgias em 23 cidades. Em Oliveira, 110 operações de catarata foram realizadas nos dias 1 e 30 de dezembro de 2023, e 10 e 13 de janeiro deste ano.
A catarata, uma lesão ocular que torna o cristalino opaco e deixa a visão embaçada, afeta principalmente a população com mais de 60 anos. A cirurgia de correção, rápida e definitiva, é realizada com anestesia local, sendo efetuada em um olho de cada vez.
Maria Auxiliadora Venâncio, de 59 anos, moradora do Bairro João Paulo II, acaba de realizar a segunda operação na Santa Casa de Carmo da Mata e elogia o mutirão. "Fomos muito bem tratadas pelo médico, pelo anestesista e pelas enfermeiras. Como sou diabética, não estava enxergando quase nada. Mas daqui a pouco, já consigo voltar a ler a Bíblia", comemora.
A secretária municipal de saúde de Oliveira, Nonata Elisângela das Dores Neto, destaca que há sempre muita demanda pela cirurgia de catarata: "Há muito tempo não realizávamos mutirões, e agora demos uma acelerada na fila, atendendo aproximadamente 85% dos pedidos. Hoje mesmo, mais pacientes serão operados em Mateus Leme. É muito gratificante começar o ano assim."
Para o deputado Lucas Lasmar, o objetivo é tornar mais rápido o atendimento na saúde: "Quem está doente tem pressa! No caso da cirurgia de catarata, há uma melhoria imediata da qualidade de vida. Então, vamos continuar sempre trabalhando para zerar as filas na saúde. Fiz isso como secretário de saúde em Oliveira e agora, como deputado, posso ajudar em todo o Estado."
Em Oliveira, quem já tiver o pedido médico para a realização da cirurgia de catarata deve levar RG e o cartão do SUS para se cadastrar na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Olegário Reis Pinto, número 111, Bairro Sinhaninha.
Comments