Marcelo Praxedes
Coleta foi feita, a pedido de Lucas Lasmar, para atender hospital.
Em recente encontro com a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Guimarães Mourão Cioffi, o deputado estadual oliveirense Lucas Lasmar (REDE) solicitou a ela a implantação em Oliveira de um Posto Avançado de Coleta Externa (PACE). Para o parlamentar, a unidade vai facilitar a doação de sangue por moradores do município e de cidades vizinhas. No dia 7 de dezembro, uma equipe da Hemominas esteve em Oliveira para uma coleta de sangue, a pedido de Lucas.
O intuito da coleta era reforçar o estoque do banco de sangue do Hospital São Judas Tadeu. Dos 43 voluntários que se cadastraram, 34 estavam aptos para fazer a doação na Unidade Básica de Saúde (UBS) Graças e Triângulo, localizada na região central da cidade. Vale ressaltar que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. A Fundação Hemominas mobilizou 17 funcionários para conduzir a coleta externa.
A demanda por sangue no hospital de Oliveira tem aumentado, devido à inclusão de novos serviços, como o de hemodiálise. Viviane Borges, técnica de enfermagem da instituição, informou que, em novembro, foram realizadas cerca de 150 transfusões, atendendo o bloco cirúrgico, CTI e pacientes oncológicos ambulatoriais. Atualmente, o estoque do banco de sangue da Santa Casa está estável, com dez bolsas de sangue tipo O positivo e A positivo, além de três bolsas O negativo.
Apesar da importância da doação de sangue, os voluntários enfrentam desafios em Oliveira. Os doadores precisam se deslocar até Divinópolis, que fica a 72 quilômetros de distância, e onde fica um dos postos de coleta. A Prefeitura de Oliveira disponibiliza uma van, duas vezes por mês, para transportar os doadores até a cidade vizinha, oferecendo também almoço. No entanto, devido ao tempo gasto na viagem e no processo de coleta, muitas pessoas desistem, devido a compromissos de trabalho.
Mesmo diante das dificuldades, alguns doadores não desanimam. No Dia Nacional do Doador de Sangue, em 25 de novembro, oliveirenses como Sebastião Silveira e Reginaldo Lopes foram homenageados pela Hemominas por suas doações frequentes e comprometimento com a comunidade.
Atualmente, a Hemominas conta com 23 unidades de hemoterapia, além de 11 novos postos avançados de coleta Externa, em convênio com municípios com população acima de 50 mil habitantes. Lucas Lasmar justificou a instalação de um PACE na cidade, como forma de facilitar a doação de sangue em Oliveira e municípios vizinhos que, juntos, somam mais de 70 mil habitantes. É preciso aproximar a Hemominas do doador”, argumentou ele.
Comments