Há pelo menos duas semanas, seis detentos do regime semiaberto do Presídio Doutor Nelson Pires estão trabalhando no serviço de limpeza e capina do Parque Municipal João Reis (Capão). A ação, que faz parte de um projeto de ressocialização dos presidiários, é uma parceria da Prefeitura de Oliveira com a direção do presídio, mediante autorização judiciária.
O coordenador dos trabalhos, Tales Almeida, da empresa Almeida Segurança Privada, explica que limpeza e capina por detentos já são realizadas na cidade há bastante tempo, mediante parceria com a Secretaria Municipal de Obras, que determina os locais dos serviços. Os detentos têm direito à remissão de pena na proporção de três dias trabalhados para um dia a menos na condenação. Eles são selecionados por meio de uma perícia efetuada por sete técnicos do presídio.
Frequentadores do parque local têm aprovado a iniciativa e observam que o serviço é essencial para melhorar o visual, deixando o local mais bonito, higienizado e proporcionando mais segurança.
Kommentare