top of page
Foto do escritorLeonardo José da Rocha

Dom Miguel participa na Assembleia da CNBB


Dom Miguel integrou os debates sobre as diretrizes para o futuro da Igreja Católica no Brasil.

 

O bispo diocesano de Oliveira, dom Miguel Angelo Freitas Ribeiro, participou da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada, de 10 a 19 de abril, no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP).


A conferência se reuniu na capital mariana da fé durante 10 dias, em 27 sessões, para rezar, refletir e discutir em torno do tema central “A realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora” além de outros assuntos. Foram três temas considerados prioritários: Sínodo dos Bispos 2021-2024; Jubileu 2025; Juventude. Também foram tratados assuntos em decorrência da previsão estatutária da Conferência (Doutrina da fé, Liturgia, Relatório anual da presidência, Relatório econômico e Textos litúrgicos).


Na assembleia, cada bispo apresentou suas vivências pastorais, conquistas e dificuldades para serem partilhadas com os demais. Entre as plenárias, reuniões e debates de temas importantes para a Igreja Católica e para a sociedade, os religiosos ainda participaram de um retiro e celebração ecumênica. Durante os trabalhos, experimentaram a metodologia da “Conversa no Espírito”, realizada em mesas sinodais para discernir as decisões da Igreja Católica no Brasil, em sintonia com o Sínodo dos Bispos, realizado em outubro de 2023, e que terá continuidade em outubro, deste ano, no Vaticano.


Durante a Assembleia os bispos divulgaram quatro mensagens: ao papa; ao prefeito do Dicastério para os Bispos, da Santa Sé, cardeal Robert Francis Prevost; ao povo brasileiro e aos católicos. Aos brasileiros disseram: “Os valores de nossa fé católica são preciosos e estão acima de questões partidárias e ideológicas, que não devem nos dividir”. Na carta aos católicos, a CNBB recomenda “a abertura ecumênica e a disposição para o diálogo inter-religioso”. As cartas ao papa e ao cardeal, com destinatários específicos, não foram divulgadas.


A Conferência observou ainda que tem motivos para se alegrar com a multidão de fiéis, que participam das comunidades católicas, mas que a Igreja no Brasil não pode se acomodar com a ilusão da igreja cheia, pois há uma grande parte do povo brasileiro a ser evangelizada, que ainda não se encontrou verdadeiramente com Cristo e, mesmo sem saber por aonde ir, anseia por esse encontro que transformará sua vida.


Por fim, a CNBB lembrou aos católicos do Brasil que 2024 é um ano dedicado à oração em preparação para o Ano Santo em 2025, como foi anunciado pelo papa Francisco no dia 21 de janeiro e convidou a todos a serem “Peregrinos da Esperança” e viverem este Ano da Oração, em preparação ao Jubileu de 2025.


No Brasil existem 482 bispos, dos quais 316 estão no exercício do governo pastoral em dioceses e arquidioceses e outros 166 são bispos eméritos, entre eles o da Diocese de Oliveira, dom Francisco Barroso Filho. Há 13 anos o Santuário Nacional de Aparecida hospeda o encontro, considerado a maior conferência episcopal do mundo, com uma estrutura completa, com sessões realizadas no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page