Convidado pelo sub-tenente Edmar de Oliveira Ribeiro, comandante do Tiro de Guerra de Oliveira, o editor do jornal GAZETA DE MINAS, jornalista João Bosco Ribeiro, ministrou uma palestra aos cinquenta atiradores na sexta-feira (02), na sede da unidade, no bairro São Sebastião. O profissional da Comunicação contou um pouco da história da GM, o jornal mais antigo de Minas em circulação, e explicou sobre as várias fases de confecção do periódico.
Sobre a GM, João Bosco citou o nascimento do jornal em 1887, ainda sob o domínio da monarquia, pelo jornalista e teatrólogo português Antônio Fernal, tendo como lema informar a população oliveirense, com notícias de interesse geral e lastreadas em acontecimentos reais, sempre fugindo de inverdades que enganam, desinformam e destroem o tecido social. Ele traçou um paralelo com a realidade atual, quando as chamadas fake news dominam grande parte das redes sociais e veículos de conotação ideológica.
O jornalista grifou a importância da informação na vida das pessoas e pediu aos atiradores que fiquem atentos às fontes, tomando o cuidado de ler, ver ou ouvir notícias em veículos confiáveis, pertencentes a empresas de comunicação e elaboradas por jornalistas profissionais, formados em nível superior.
Sobre o processo de confecção das edições semanais da GM, o editor explicou como se dá a apuração dos fatos de interesse geral, o que se decide nas reuniões de pré-pauta e pauta e como é desenvolvida a fase industrial do periódico, com as etapas de pré-impressão, impressão, acabamento e distribuição.
Ao final, o comandante do TG agradeceu a João Bosco pela disponibilidade e aquiescência ao convite para falar aos atiradores, reforçando a importância da informação verdadeira no mundo atual. O jornalista e sua esposa Elisa Mara Barros Ribeiro, também diretora da GM, receberam certificados assinados pelo comandante e pela prefeita Cristine Lasmar, como amigos, colaboradores e parceiros do Tiro de Guerra.
Comments