Divulgação
Grupo de oliveirenses com Israel Boniek, em Curitiba (PR).
Com o objetivo de promover uma formação de gestores da educação infantil, um grupo de 18 pessoas da área de educação de Oliveira esteve em Curitiba (PR) nos dias 29 e 30 de agosto, visitando escolas que adotam a “Pedagogia de Reggio Emilia”. A viagem representa uma das etapas de consultoria que o neurocientista Israel Boniek Gonçalves presta à Secretaria Municipal de Educação e cujo propósito é implantar em Oliveira uma abordagem diferente na educação infantil, na qual a criança é protagonista da aprendizagem. Este é um dos principais fundamentos da escola de Reggio Emilia.
O grupo que esteve em Curitiba foi formado por diretoras de escolas municipais e coordenadoras de educação infantil, pela secretária de Educação, Andréa Pereira da Silva e pela prefeita Cristine Lasmar (MDB). Durante os dois dias em que estiveram na capital paranaense, visitaram as escolas Parlenda, Solos e Aurora, algumas das muitas daquele estado que já implantaram a modalidade. As visitas foram acompanhadas por Boniek, estará em Oliveira entre 15 e 19 de setembro, para ministrar uma capacitação a profissionais que atuam em creches e no ensino pré-escolar.
De acordo com Andréa Pereira, a proposta pedagógica de Reggio Emilia, idealizada na cidade italiana de mesmo nome pelo pedagogo Loris Malaguzzi, está sendo implantada gradativamente nas escolas de ensino infantil de Oliveira. A secretária informou que algumas pequenas modificações vêm sendo feitas, sempre sob a supervisão de Israel Boniek, que acompanha de perto e avalia as mudanças. Ela explicou que o intuito é fazer com que a aprendizagem aconteça de forma respeitosa e que a criança seja a principal autora das diversas situações do cotidiano.
Na avaliação de Andréa Pereira, a implantação da nova proposta pedagógica vai ser muito boa para o ensino infantil em Oliveira, principalmente pela forma como a criança é respeitada. A secretária salienta que as mudanças devem ser feitas com cuidado, contando também com a participação dos pais, que estão sendo orientados por meio de conversas frequentes. Um dos motivos de sua confiança no projeto são os bons resultados obtidos em escolas públicas de Reggio Emilia e outras cidades italianas onde a abordagem foi adotada.
A iniciativa de introduzir a metodologia nas escolas do município foi da própria secretária, depois que ela conheceu a abordagem pedagógica durante uma viagem à cidade de Reggio Emilia. Algum tempo depois, ao participar de um seminário de educação em Curitiba, ficou conhecendo Israel Boniek e tomou conhecimento de que lá a abordagem já vinha sendo adotada. A pedagogia de Reggio Emilia diz que os adultos tenham como tarefa prioritária a escuta e o reconhecimento das múltiplas potencialidades de cada criança, que deve ser atendida em sua individualidade. A metodologia educacional orienta, guia e cultiva o desenvolvimento intelectual, emocional, social e moral dos alunos. É baseada na crença de que as crianças têm habilidades em potencial, curiosidade e interesse na construção de sua aprendizagem, se encaixada em interações sociais.
Comments