top of page
Foto do escritorEditorial

Entrevista especial: Doutor Erik e a candidatura à Câmara Federal

Doutor Erik: “Decidi ser candidato a deputado federal, em razão da expressiva votação que tivemos para candidato a prefeito em 2020.”


Nome já conhecido no cenário político de Oliveira, o advogado Doutor Erik foi candidato a prefeito de Oliveira em 2020. Agora candidata-se a deputado Federal. Aos 41 anos, Erik é advogado, com pós-graduação em direito público. Trabalhou como assessor de juiz, foi interventor judicial no Hospital São Judas Tadeu, procurador municipal entre 2015 e 2016, além de atuar como advogado há mais de 15 anos. Seu slogan de campanha é "Fortalecimento e Valorização dos Municipios".


Gazeta - Por que você decidiu se candidatar a deputado federal?Não acredita ser arriscada essa candidatura?O que isso muda para Oliveira?

Doutor Erik - Decidi ser candidato a deputado federal em razão da expressiva votação que tivemos para candidato a prefeito em 2020 e que essa votação tinha de ser aproveitada em benefício da nossa cidade em uma escala maior. É que a lógica da política é simples, o direcionamento dos benefícios aos municípios se dá com base na quantidade de votos que um candidato tem. Assim, na medida que tenhamos uma boa votação, nossa influência junto ao governo federal aumenta e passaremos a ter um canal direto em Brasília para buscar recursos para Oliveira. Já a escolha entre a candidatura a estadual e federal se deu em razão da já existência de muitos candidatos a deputado estadual com atuação em Oliveira e poucos a deputado federal. Não considero arriscada porque temos condições de apresentar propostas que são importantes em um contexto nacional, e na medida que há divulgação nas redes sociais, a chance de conquistar eleitores que concordem com elas é grande.


Gazeta - Por ser advogado, você apresenta projetos de lei específicos de sua seara?

Doutor Erik - Sim, tenho muitos projetos, como o de emenda constitucional para direcionar metade do recolhimento do imposto de herança ao município de origem, transferência de parte da arrecadação das loterias aos municípios; aumento do limite de valor para dispensa de escrituras de compra de imóveis; inclusão, como indignidade para fins de herança, o abandono do filho; obrigatoriedade de instalação de energia elétrica em imóveis rurais consolidados, mesmo abaixo da fração mínima de parcelamento; alteração do código tributário nacional, para se cobrar IPTU de áreas não edificáveis; unificar as responsabilidades ambientais civil, administrativas e criminais (não pagar 3 vezes pelo mesmo fato) e muitos outros.


Gazeta - Uma vez eleito, você apresentaria um ou mais projetos logo no início do mandato? Se sim, quais?

Doutor Erik - A propositura de projetos é simples e não haveria obstáculos a propor todas as nossas medidas logo no início.


Gazeta - O âmbito é federal, mas especificamente para nossa cidade e região, o que pretende realizar de projetos e melhorias?

Doutor Erik - Além das propostas de alteração da legislação federal, pretendo realizar atos específicos para Oliveira, como obtenção de verbas para construção de creches, especificamente o Alto São Sebastião precisa muito. A obtenção de recursos e meios, junto ao Estado, para construção de um novo conjunto habitacional popular na cidade. O resgate da obra do denominado “Acesso Norte”, um anel rodoviário ligando as BRS 369 e 494, um grande projeto que traria muitos benefícios a nossa cidade.


Gazeta - Você obteve uma grande quantidade de votos na eleição para prefeito, na eleição de 2020. A candidatura este ano seria uma forma de continuidade para as eleições municipais de 2024?

Doutor Erik - Não é possível estabelecer essa correlação. Estou me candidatando a deputado federal porque acredito que, expondo meus projetos de âmbito nacional (como as questões de repartição de receitas e outras questões da Lei federal) nas redes sociais, posso abarcar uma gama maior de eleitores que gostem destas propostas. Ao mesmo tempo, é preciso ter a consciência de que, mesmo não eleito, ficarei em condições melhores junto aos deputados do meu partido que venceram, e por isso conseguirei mais recursos para a cidade. Como se vê, de uma forma ou de outra, há vantagens para Oliveira, e sabendo disso, vejo até mesmo como uma obrigação eu me candidatar, depois da confiança que 8.700 eleitores depositaram em mim.


Gazeta - Qual seu diferencial frente à outros candidatos a deputado federal que fariam com que as pessoas votassem no Doutor Erik?

Doutor Erik - É presunçoso falar de si mesmo, mas penso que pela minha formação e pela experiência de 18 anos como assessor de juiz, advogado, interventor na Santa Casa, procurador geral do município, acumulei um conhecimento prático sobre a vida das pessoas e especialmente das necessidades de Oliveira, tudo a permitir que tenha condições de ajudar, mesmo que de forma modesta, o aprimoramento da legislação federal (função própria de deputado federal) e ao mesmo tempo colaborar, de forma significativa, para a melhoria de nossa cidade.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page