O controle de custos na produção de leite é um dos principais gargalos da atividade. Para auxiliar nessa tarefa, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) desenvolveu e disponibiliza, gratuitamente, o aplicativo de Gerenciamento de Custos na Atividade Leiteira (Gercal). Após a entrada dos dados cadastrais e financeiros e de informações sobre o rebanho, o sistema possibilita a compilação e apresentação dos resultados por meio de um demonstrativo consolidado.
“O Gercal é um aplicativo livre e gratuito, específico para a contabilidade gerencial e apuração dos custos de produção de propriedades dedicadas à produção de leite, que pode ser utilizado por produtores de leite, gestores de propriedades leiteiras e técnicos dos setores público e privado. Possui linguagem simples e fácil operacionalidade, além de funcionar em sistema Android, com download disponível pela Play Store, o que o torna de fácil acesso à maioria dos smartphones”, explica Djalma Pelegrini, pesquisador da Epamig, e um dos idealizadores da ferramenta.
O economista Thiago Ladeira, desenvolvedor do aplicativo, destaca que o relatório consolidado possibilita ao produtor, gestor ou técnico interpretar o desempenho econômico-financeiro da propriedade. “O consolidado apresenta o somatório das receitas, das despesas e dos custos (operacional efetivo, depreciação, operacional total e custo unitário do leite), e também a Margem Bruta e a Margem Líquida. E também se presta como instrumento muito útil para avaliação do desempenho técnico da propriedade, o que torna possível indicar intervenções no sistema de produção, caso seja necessário”.
Djalma Pelegrini acrescenta que o Gercal está disponível para todos os produtores de leite, mas deve ser mais útil para pecuaristas que operam em pequena escala e que queiram iniciar o gerenciamento de custos. “Trata-se de um app de fácil operação, que não registra dados zootécnicos e é específico para gestão econômico-financeira de propriedades de produção de leite. Contudo, tendo em vista que produtores de leite que operam com média e grande escala, em geral, já adotam algum tipo de ferramenta de gestão, acreditamos que o Gercal possa ser mais amplamente utilizado por aqueles produtores que operam em pequena escala e que, por enquanto, não utilizam nenhum tipo de software ou aplicativo para gestão das propriedades”.
Ferramenta necessária
Nair Ferreira Campos Batista é responsável pela gestão financeira de uma propriedade produtora de leite, que mantém junto com o marido no município de João Pinheiro (MG). “Nosso trabalho é inteiramente voltado para a pecuária leiteira, temos até pesquisado alternativas para a diversificação, mas persistimos na atividade que vem de gerações na família do meu marido. Nossa produção média é de 800 litros e vendemos para uma cooperativa da região (CCPR)”.
A produtora, que está na atividade há 30 anos, conta que tomou conhecimento do Gercal pela internet há cerca de seis meses e logo fez contato para conhecer melhor o aplicativo. “Como venho da área de gestão, sei da necessidade de acompanhar na ponta do lápis as despesas e receitas. É uma ferramenta necessária para o produtor, que precisa conhecer suas necessidades e gerenciar adequadamente os gastos de sua propriedade. O relatório consolidado traz muita informação. No caso específico da nossa fazenda, combino essas informações com os dados de formulários manuais, que preenchemos para a cooperativa”.
Para Nair, os pecuaristas precisam de suporte técnico e tecnológico para garantirem a viabilidade e a sustentabilidade da atividade. “Nós sabemos que quem está na pecuária leiteira é persistente, se empenha pelo amor à produção e à propriedade, mas os custos estão muito altos e os ganhos não têm crescido na mesma proporção, pelo contrário, às vezes oscilam para baixo. Precisamos de mais ferramentas como o Gercal que nos permitam ter dados mais precisos, animal por animal, que possamos nos auxiliem na tomada de decisões”.
(Com informações da Agência Minas)
Comments