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Escolas estaduais vão implementar sistema de segurança e monitoramento

Escola Mário Campos e Silva está entre as beneficiadas pelo programa.


Foto: Arquivo GM

As escolas estaduais de Oliveira foram incluídas em um novo projeto do governo de Minas Gerais, que permite aos estabelecimentos de ensino contar com um importante reforço na segurança das unidades e prevenção à violência contra o patrimônio escolar. Por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), estão sendo destinados R$ 48 milhões a 3.432 escolas estaduais para a implementação e modernização de sistema de vigilância e monitoramento. A previsão é que até o início do próximo ano letivo todas as instituições da rede já estejam com o sistema instalado e em funcionamento. O objetivo do governo de Minas é reforçar a segurança da comunidade escolar e do patrimônio. Só não serão atendidas as unidades prisionais, socioeducativas e colégios Tiradentes da Polícia Militar.

Em Oliveira, as escolas estaduais já assinaram o termo de compromisso eletrônico e efetuaram a abertura das contas bancárias para recebimento dos recursos destinados à aquisição dos equipamentos, a ser feita por meio de processo licitatório.


Os principais objetivos desta iniciativa são garantir a segurança de toda a comunidade escolar, bem como proteger o patrimônio, incluindo todo o investimento em mobiliários e equipamentos realizado pelo governo de Minas nos últimos anos, visando a melhoria das condições de aprendizagem e a qualidade dos serviços prestados.


O sistema contempla a instalação de Circuito Fechado de Televisão (CFTV) para vigilância e monitoramento remoto e sensores de presença com alarmes sonoros 24 horas por dia e sete dias por semana. Um estudo realizado pela rede física determinou a quantidade de ambientes escolares presentes em cada uma das unidades, o que serviu como balizador para a definição do valor e categoria para o investimento em cada escola.

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