Aracnídeos se multiplicam por conta de ambientes favoráveis
Foto: Marcelo Praxedes
Agentes de endemias realizam captura de animais em lote vago
O grande número de escorpiões encontrados em residências localizadas nos bairros Pedra Negra, Recanto da Serra e Novo Horizonte tem preocupado moradores das localidades. O problema foi abordado pelo vereador Éderson Souza da Silveira (MDB) durante a reunião da Câmara Municipal realizada na segunda-feira (17). O parlamentar encaminhou requerimento ao diretor de vigilância sanitária e epidemiológica, Célio Willian Ferreira Damaceno, para que seja marcada uma reunião com os moradores desses bairros, com o objetivo de discutir soluções para a situação.
De acordo com Éderson, nos últimos meses tem ocorrido uma grande quantidade de casos de aparecimento de escorpiões nos quintais e no interior de diversas casas nas proximidades do Bairro Pedra Negra, local onde existe uma pedreira, habitat natural dos animais. Ele informou que uma sugestão feita por alguns moradores e que será apresentada aos representantes da vigilância sanitária é o cercamento de lotes vagos com telas e a criação de galinhas nos terrenos, mediante autorização dos proprietários. O parlamentar disse ainda que atualmente existem poucos terrenos vagos ao redor da pedreira e por isso a medida poderia representar uma maneira de amenizar o problema.
Os escorpiões são artrópodes pertencentes à Classe Arachnida, a mesma das aranhas. Logo, não são insetos. O veneno causa, além de dor local, uma ferida discreta; mas que pode evoluir, em poucas horas, a sintomas como sudorese, náuseas, arritmia cardíaca, tremores, dentre outros. Sua gravidade está relacionada à proporção entre quantidade de veneno injetado e massa corporal do indivíduo picado, além de sua situação imunológica. O tratamento consiste no uso de anestésicos locais e, em situações mais sérias, soro específico."
De acordo com informação da diretoria de vigilância sanitária de Oliveira, para controlar a proliferação de escorpiões na cidade, é importante adotar medidas preventivas que ajudem a reduzir o seu acesso e reprodução. Uma delas é manter a área ao redor da casa limpa e livre de entulhos, folhas caídas, madeira empilhada e outros materiais que possam servir de abrigo. Também é necessário verificar se há frestas ou rachaduras em paredes, pisos, portas e janelas, e fazer a devida vedação para evitar a entrada dos escorpiões.
Outra medida recomendada é instalar telas em janelas, ralos, aberturas de ventilação e outras áreas que possam permitir a entrada dos escorpiões e caso haja terrenos baldios próximos à residência, entrar em contato com a Prefeitura para que seja realizada a limpeza e a manutenção dessas áreas. É importante reduzir a população de insetos como baratas e cupins, que são uma importante fonte de alimento para os escorpiões, além de manter os ambientes limpos e livre de restos de comida.
Comments