top of page
Foto do escritorLeonardo José da Rocha

Estudantes da rede pública voltam às aulas nesta segunda


Imagem da Internet

Ano letivo terá início para cerca de 6.900 alunos nas escolas de Oliveira.

 

O ano letivo nas escolas públicas das redes municipal e estadual de ensino de Oliveira terá início nesta segunda-feira, dia 5 de fevereiro. A previsão é de que cerca de 6.900 alunos, sendo 3.880 da rede municipal e mais de 3.000 das escolas estaduais do município retomem as aulas nesta data. Já as escolas da rede particular reiniciaram o ano letivo na quinta-feira (01).  Para o ano letivo que se inicia, uma das novidades para escolas da rede municipal é um convênio firmado com o Serviço Social da Indústria (SESI).


O ano escolar, quando tem início o trabalho de planejamento das atividades escolares para 2024, começou na quinta-feira (01). Conforme definido pelo calendário escolar deste ano para a rede pública, o recesso escolar ao fim do primeiro semestre tem previsão para ocorrer entre os dias 22 de julho e 02 de agosto e o recesso que tradicionalmente acontece em outubro será entre os dias 14 e 18.


Reforçando o regime de cooperação entre estado e municípios, o calendário escolar foi construído e discutido com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (UNDIME/MG), para que as redes municipais de ensino tenham as datas compatíveis com o definido pela rede estadual. De acordo com este planejamento, terminou no dia 12 de janeiro o período para a confirmação de matrículas nas escolas das redes estadual e municipal de Oliveira. A SEE/MG reforça que só estarão com a vaga garantida os alunos que fizerem essa validação dentro do prazo.


Segundo informações da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), os profissionais da pasta trabalharam intensamente em janeiro para finalizar e alinhar as ações a serem realizadas ao longo do ano letivo de 2024 na rede pública estadual de ensino. Além de manter os projetos voltados à infraestrutura das escolas estaduais, dentre eles o “Mãos à Obra na Escola” e a instalação dos equipamentos do programa “Wi-fi nas Escolas”, a Secretaria articula uma série de ações e projetos voltados à melhoria do processo de ensino e aprendizagem.


Em 2023, a SEE/MG trabalhou para minimizar a perda das aprendizagens intensificadas com o período da pandemia. Dentre as ações inovadoras colocadas em prática destacam-se o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA), que orientou as escolas na recomposição e consolidação das habilidades necessárias aos estudantes, garantindo assim o direito à aprendizagem.


Em 2024, o PRA será aprimorado para acompanhar e monitorar todas as ações de fortalecimento das aprendizagens, considerando os três eixos estruturantes do plano: evasão; recomposição das aprendizagens e o trabalho de competências socioemocionais nas escolas. A Secretaria planeja ainda outras ações, como o projeto estratégico de incentivo à leitura e escrita e o plano de enfrentamento ao abandono e à evasão escolar.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page