Um grupo de alunos do curso técnico em enfermagem, matriculados em diferentes instituições de ensino na cidade de Divinópolis, compareceu à Câmara na segunda-feira (17) para pedir a ajuda dos vereadores, no sentido de conseguirem o transporte até aquele município. Até a última semana os estudantes vinham sendo levados em um ônibus oferecido gratuitamente pelo município aos alunos do mesmo curso no SENAC. Com a recente conclusão e formatura desses estudantes, o transporte foi interrompido. O grupo alega não ter condição financeira para arcar com o custo do veículo, uma vez que muitos não estão trabalhando e ainda necessitam pagar as mensalidades e outras despesas.
A aluna da Escola Técnica de Enfermagem do Complexo de Saúde São João de Deus, Sabrina Simião de Jesus Silva, explicou que ela e outras 17 pessoas foram autorizadas pelo Executivo Municipal a utilizarem o ônibus que fazia o transporte dos estudantes do SENAC. No entanto, no dia 12 de abril eles receberam a informação de que o serviço seria encerrado. Ela explicou que, em razão da dificuldade para o deslocamento até Divinópolis, os estudantes estão faltando às aulas e aos estágios, o que representa uma série de prejuízos, tanto financeiros quanto educacionais.
De acordo com Sabrina Silva, além do valor da mensalidade, que em algumas instituições é de aproximadamente R$ 500,00, os alunos têm outras despesas, como o pagamento do estágio, transporte na cidade de Divinópolis e alimentação, entre outras. Ela observou que por esse motivo, o pagamento de mais uma despesa representa uma importante e decisiva ajuda para a continuidade dos estudos. Disse ainda que um veículo menor, como uma van, atenderia a demanda.
Vereadores da base aliada do governo municipal informaram que na última semana foi realizada uma reunião com a prefeita Cristine Lasmar (MDB) que ofereceu uma ajuda do Executivo no valor de R$ 150,00 mensais para o transporte. A proposta, porém, não atende à necessidade dos estudantes, que necessitam do pagamento do valor integral do veículo. Sensibilizada pela situação vivida pelos alunos, a empresária Nêm Campos, presente à reunião, se ofereceu para fazer o pagamento do transporte do mês de abril.
Vereadores manifestaram apoio aos alunos. A maioria deles cobrou do Executivo uma solução mais rápida para o problema, lembrando a importância da formação de mais técnicos em enfermagem para Oliveira. Os parlamentares salientaram a existência de uma grande carência de profissionais do setor, principalmente para atendimento no Hospital São Judas Tadeu, que hoje emprega um grande número de técnicos e enfermeiros de cidades vizinhas. Os vereadores também sugeriram que a Câmara continue contribuindo para o pagamento do transporte dos alunos, como vinha acontecendo.
Comments