top of page
Foto do escritorLeonardo José da Rocha

Fernando Mitre lança livro sobre debates eleitorais


Gabriel Rosa / CPP

Mitre autografa o livro que reflete sobre a história democrática brasileira.


O jornalista oliveirense Fernando Mitre lançou, na quinta-feira (26), no Teatro Áureo Cruz, do Centro do Professorado Paulista, em São Paulo (SP), o livro "Debate na Veia", que narra histórias de debates eleitorais televisivos. A sessão de autógrafos foi precedida por uma mesa de debates com grandes nomes do jornalismo brasileiro. Além do Mitre, participaram os jornalistas Sérgio Dávila, Luís Nassif, José Nêumanne Pinto e Boris Casoy, responsável por intermediar a discussão. Quem também integrou o espaço foram o cientista político Fernando Schüler, comentarista da Band, e a professora Loretana Paolieri Pancera, presidente do CPP.


Mitre foi o responsável por organizar o primeiro debate presidencial transmitido pela TV brasileira. O livro relata os bastidores e momentos dos embates transmitidos pela TV Bandeirantes (Band), que Fernando Mitre organizou e acompanhou desde a redemocratização do país, nos anos 1980. O primeiro debate presidencial, cuja transmissão foi realizada pelo Grupo Bandeirantes, aconteceu em 1989. Coube ao jornalista oliveirense liderar a organização do histórico evento apresentado por Marília Gabriela, com a participação dos presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva, Leonel Brizola, Paulo Maluf, Mário Covas, entre outros.


Segundo o jornalista, o livro, de 312 páginas, aborda o contexto brasileiro desde pouco antes do golpe de 1964 e da ditadura militar até o embate entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022. Para o autor, a ideia central do livro é a democracia e a necessidade de destacar seu valor ao país.


O antropólogo Roberto da Matta, que assina o prefácio da obra, afirma que Mitre relembra as situações mais emocionantes e pitorescas dos debates eleitorais, mostrando ainda o aprendizado que obteve na cobertura política diante dos 60 anos de experiência na área. “O livro demonstra a possibilidade tão criteriosamente relembrada por Fernando Mitre, de escolher a isenção. Escolha difícil, sem dúvida, opção que neste Brasil de hoje parece impossível, mas que surge em toda a sua integridade moral nos bastidores deste livro.”


Nascido em Oliveira, Mitre iniciou a carreira no jornal Correio de Minas, em 1963, como repórter. Passou pelo Diário de Minas e o semanário O Binômio, também mineiro. Depois, passou a integrar o paulista Jornal da Tarde, onde se tornou diretor de redação. Foi convidado para trabalhar na Rede Bandeirantes em 1989, onde está até hoje. Atualmente, é o diretor de jornalismo da emissora e já acompanhou mais de 30 embates eleitorais no canal. Mitre também é comentarista político do Jornal da Band e entrevistador do programa Canal Livre.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page