Imagem de Nossa Senhora Aparecida venerada no Santuário de Oliveira.
Iniciada no sábado (01), a festa de Nossa Senhora Aparecida em Oliveira, que se estenderá até quarta-feira (12), feriado nacional, volta a ser celebrada em sua forma tradicional, inclusive com cavalgada e procissão. Em 2021, devido às normas de combate à Covid-19, as comemorações no dia 12 de outubro ficaram restritas à celebração de missas com pequeno público, por meio de agendamento e transmissão pela internet, e à substituição da procissão com a imagem da padroeira do Brasil por uma carreata.
Na quarta-feira, as missas serão celebradas nos tradicionais horários: 5, 7, 9, 11, 15 e 18 horas. A cavalgada sairá, às 9h, da Capela de São Martinho em direção ao Santuário, onde, após a missa das 11h, haverá a benção dos cavaleiros, amazonas e animais. Em seguida à missa das 18, uma procissão luminosa percorrerá ruas do Bairro Aparecida.
Nas redes sociais, tutores de cães e gatos vêm fazendo pedidos para que as pessoas evitem soltar fogos com bombas, uma tradição que ocorre em todas as regiões do Brasil, mas cujo barulho incomoda os animais.
A tradição de soltar fogos ao meio-dia de 12 de outubro, é uma homenagem à padroeira do Brasil com hora marcada e tem uma explicação. De acordo com a Arquidiocese de Belo Horizonte, a Igreja Católica tem alguns horários considerados especiais. Chamados de Hora do Ângelus ou Hora Mariana, eles lembram o momento em que o Anjo Gabriel visitou a Virgem Maria e anunciou a concepção de Jesus.
A Anunciação é recordada diariamente às 6h, ao meio-dia e às 18h. Por isso, nas igrejas e capelas costumam soar sinos nesses três horários e em muitas emissoras de rádio, às 18h, toca-se a música Ave-Maria, para replicar a lembrança do momento em que a chegada de Jesus foi anunciada.
A Igreja Católica não orienta soltar fogos em homenagem a Nossa Senhora Aparecida no dia 12 de outubro, mas a celebração cultural se instalou no país e se mantém há anos.
A devoção a Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida teve início em 1717, quando três pescadores encontraram no Rio Paraíba do Sul, próximo a Guaratinguetá (SP), a imagem de Nossa Senhora da Conceição.
Eles haviam lançado as redes por diversas vezes, sem sucesso. Mas, depois de encontrarem a imagem obtiveram êxito na pescaria, sendo o fato considerado o primeiro milagre alcançado com a intercessão de Nossa Senhora Aparecida.
Atualmente, a imagem é venerada no Santuário Nacional Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP). Em 1929, o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil.
Comentarios