A estrutura preparada pela Prefeitura de Oliveira, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, para o Natal deste ano, tem atraído um grande número de pessoas à Praça XV de Novembro, que mais uma vez foi toda decorada e onde estão concentrados os atrativos do evento. Com novidades em relação a anos anteriores, como uma diversificada programação artística e mais opções gastronômicas, a festividade busca resgatar a tradição de reunir as famílias na região central da cidade. Para sua concretização, o evento conta com a importante participação de parceiros.
A decoração natalina da Praça XV de Novembro para este ano é composta por iluminação em led branco e colorido em verde e vermelho. A estrutura conta ainda com a casa do Papai Noel e um presépio armado sob a pérgula. O projeto foi desenvolvido e coordenado pelos artistas plásticos Rômulo Pinheiro e Luis Alberto do Carmo e pelo secretário Kilder Pinheiro e equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. A Praça Coronel José Machado, no distrito de Morro do Ferro, também recebeu decoração natalina com luzes e presépio.
Além da decoração, o público conta com diversos atrativos, como duas praças de alimentação, uma delas com a tradicional Barraca do Mantega, com atendimentos até o dia 30 de dezembro, e a outra com barracas do Grupo Gastronômico Oliveirense, oferecendo diversas opções de comidas e bebidas e com funcionamento de 16 a 23 de dezembro. Este ano a feira de artesanato, com pontos de venda dos membros da Associação dos Artesãos de Oliveira, esteve presente na Praça XV entre os dias 16 e 23.
Outra novidade deste ano foi a diversificada programação cultural e artística, com várias apresentações de música e dança, além do cortejo realizado pela primeira vez em 2022. Segundo o secretário Kilder Pinheiro, que tem acompanhado diariamente a movimentação no local, as pessoas gostaram muito do formato da decoração, com temas tradicionais como Papai Noel em sua casa e o presépio. O coreto da praça, que foi transformado em um palco de 360 graus para as apresentações artísticas, proporciona uma visão mais ampla para o público.
Entre as apresentações que estão acontecendo, o secretário destaca a da Lira Municipal, que voltou a tocar no coreto, resgatando uma antiga tradição de utilização daquele espaço. Kilder Pinheiro ressaltou, ainda, a participação das crianças nas cantatas, corais e grupos de dança, e também a organização, pela primeira vez no período natalino, de um cortejo com desfile pela Rua Doutor Coelho de Moura e Praça XV, contando com a participação de fanfarra e da Folia de Reis.
A ideia do evento foi promover a interação do espaço público com as pessoas, e principalmente com as famílias, que têm comparecido em bom número para prestigiar a festa. Ele lembrou que o Natal é alegria, é uma festa em celebração ao nascimento de Jesus Cristo. E observou que o modelo foi aprovado, apesar de algumas correções que precisam ser feitas. A intenção, nos próximos anos, é promover alguma coisa semelhante também na Avenida Maracanã, uma região importante para o comércio da cidade.
O secretário destacou o apoio da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Oliveira (ACINOL) e dos patrocinadores: Padrão Empreendimentos, JM Empreendimentos, Mais Imóveis, Colmeia Multisserviços, Drogaria Farmasul e das barracas de alimentos e comida. Ele lamentou o vandalismo e furto de material de decoração, que atrasaram a inauguração, e as manutenções que precisam ser feitas quase diariamente, substituindo equipamentos danificados por vândalos.
Comments