top of page
Foto do escritorEditorial

Festival da Primavera começou nesta segunda: evento promete bons momentos de arte e lazer

Moacyr Franco volta a Oliveira, dez anos depois de seu último show na cidade.


Com uma ampla e variada programação, começa na segunda-feira (3) a décima edição do Festival da Primavera de Oliveira. Até o dia 10 de outubro, quando acontecerá o encerramento do evento, vão acontecer exposições de arte, oficinas, peças teatrais, apresentação de grupos musicais, cantores e grupos de dança, entre outras atrações. Nos dias 8 e 9 vão subir ao palco principal, respectivamente, os cantores Oswaldo Montenegro e Moacyr Franco, dois dos principais convidados. O festival é organizado pela Fundação Casa da Cultura Carlos Chagas, com apoio do Ministério do Turismo, patrocínio da Localiza e entrada gratuita a todos os eventos. Também contará com banheiros químicos, cadeiras, feira de artesanato e praça de alimentação.


Na segunda Feira (3), às 18 horas, acontecerá a abertura da exposição Revirado Colorido, da artista plástica Nancy Preta. A mostra estará aberta no hall de entrada da Casa da Cultura Carlos Chagas até o dia 12. Ainda na segunda, às 19 horas, o artista Márcio Gato e a Tal Cia de Teatro apresentam o espetáculo Arte & Cultura, com brincadeiras e interação do grupo com o público. Em seguida será encenada a peça teatral “Família Silva”, com o Grupo Palcomédia de Teatro. Nos dias 4, 5 e 6 a atriz e diretora de teatro Lene Pereira irá ministrar uma oficina de artes cênicas, de 19 às 21 horas. Todos estes eventos vão acontecer na Casa da Cultura.


Para as 19h30 de terça-feira (4) foi programado um encontro musical no Oliveira Clube, com a presença de um grupo da Casa da Criança, de diversos corais, entre eles o Nossa Senhora Aparecida, São Bernardo e Nossa Senhora de Oliveira, Vocalis Barroco, Coral Vozes em Canto, Professor Múcio Lo-Buono e Unidos para Louvar, além da Lira Municipal Oliveirense e alunos da Escola de Música José Bernardes do Nascimento. Na quarta-feira (5) a Orquestra Ribeiro Bastos, de São João Del Rei, fará uma apresentação na Igreja Matriz Nossa Senhora de Oliveira, às 20h10. A programação do dia 6 terá às 20h15 um concerto de MPB e samba no sax com o músico saxofonista Edsaxx, mineiro de Belo Horizonte que já se apresentou em vários estados e em Berlim, na Alemanha. Logo após o show será comandado pela Banda Vivaz, ambos no palco principal na Praça XV de Novembro.


No dia 7 o escritor Alexandre Lamounier Rodrigues fará, às 19 horas, na Casa da Cultura, o lançamento dos livros “Pequena Chuva de Poemas” e “Tempo ao Tempo”. Para a mesma noite foram programados dois shows no palco principal, o primeiro às 20h30 com a Orquestra Vereda Tropical e em seguida com a banda Corcel 84. O dia 8 terá uma extensa programação a partir das 9 horas, com a exposição Revirado Colorido, da artista plástica Nancy Preta, mostra de danças de diversos estúdios de Oliveira e São Francisco de Paula. Para às 10h30 foi programada contação da história da “Moura Torta” e da “Rainha do Rabo de Macaco”, pela professora Elisabeth Silveira. Em seguida o Grupo Atrás do Pano, de Belo Horizonte, que tem em seu elenco o oliveirense Paulo Thielmann, apresentará o espetáculo Estórias Cantantes.


O show do cantor e compositor Oswaldo Montenegro, acompanhado de sua banda, está marcado para 22 horas no palco principal. Autor de músicas de sucesso, como Bandolins e Agonia, o cantor teve o auge de sua carreira nos anos de 1970 e 1980. Para o dia 9, domingo, foram programados os shows com a banda Anoxia, às 19 horas, e logo depois com o ator, cantor, compositor e humorista mineiro Moacyr Franco, que retorna a Oliveira dez anos depois de seu último show na cidade. Com 85 anos de idade e quase 70 de carreira, ele é autor de alguns dos maiores clássicos da música sertaneja, como "Dia de Formatura", “Seu Amor Ainda é Tudo", "Ainda Ontem Chorei de Saudade" e "Se Eu Não Puder Te Esquecer", estes três últimos consagrados nas vozes da dupla João Mineiro e Marciano.


O festival da primavera terá seu encerramento no dia 10 de outubro, com encenação da peça “Comédia em Esquetes”, com o Grupo de Teatro Cena e Arte. A apresentação tem início previsto para as 19 horas, na Casa da Cultura. Durante o evento a praça de alimentação contará com a gastronomia da primavera, organizada pela Prefeitura de Oliveira, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. As barracas instaladas na Praça XV de Novembro servirão comidas e bebidas típicas.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page