Carlos Alberto da Silva
Cerca de 60 pessoas participaram da 1ª Caminhada dos Peregrinos até ao Santuário Pontifício do Santo Cristo dos Milagres no último domingo, na comunidade rural da Matinha do Jacaré, proposta pela Paróquia São Sebastião. Foram aproximadamente 11 quilômetros a pé, transpostos com recitação do santo rosário, cânticos religiosos e momentos de silêncio. Foram 3 horas e meia de caminhada.
Os fieis de várias idades, depois da bênção do envio dada por padre Sebastião Ananias Lino em frente à Igreja Santa Luzia, saíram às 7 horas. Os primeiros metros foram pela pista de asfalto até ganharem a estrada de chão em direção ao Horto Florestal. Muito verde, sombras refrescantes e belas paisagens animaram ainda mais os participantes, transpondo pontos íngremes até ao Morro das Antenas. De lá era possível avistar o Santuário ainda bem distante e a Cidade, na outra extremidade. A trilha ganhou a vertente contrária, com alguns escorregões até a travessia da Fernão Dias. Após deixarem uma “pinguela” sobre o Córrego da Matinha para trás e mais uma forte subida, já era possível avistar o ponto de chegada bem próximo. Mais próximos estavam várias cabeças de gado bufalino.
Carro de apoio com água gelada e uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde garantiram a segurança de todos. O “guia” Alessandro Mascarenhas (Coelho) também foi essencial para o êxito da Caminhada. Todos foram recebidos com um providencial lanche, enquanto era iniciada a santa missa, dentro da programação do 73º Jubileu do Santo Cristo dos Milagres, encerrado nessa quinta-feira com a Exaltação da Santa Cruz.
Padre Sebastião agradeceu a participação de todos e espera que a Caminhada se torne uma tradição e momento de crescimento espiritual dos fieis.Como feed-back, a reportagem de GAZETA DE MINAS, que também fez a peregrinação, sugere que a próxima edição seja iniciada mais cedo junto com os primeiros raios de sol.
Kommentare