top of page
Foto do escritorEditorial

Filme sobre Reinadinho do Congado ganha prêmio de honra


Cena do filme em que integrantes do Reinadinho cantam ao redor de uma fogueira - Foto:

O filme "Onde aprendo a falar com o vento", protagonizado por crianças e jovens de Oliveira, ganhou o Prêmio Menção Honrosa da Mostra Mar do Festival Cine Terreiro 2022. A premiação pelo júri aconteceu no dia 11 de dezembro.


O filme, que tem a importante missão de mostrar os saberes de mestres quilombolas, indígenas e afros, conta a história de um grupo de crianças e jovens, moradores do Bairro São Sebastião, que organizaram o grupo Reinadinho, um festejo do Reinado de Congado. O reinado é uma manifestação religiosa afro-brasileira, concebida por negros escravizados. Séculos após a sua criação, permanece como um festejo importante em diversas regiões do país, atuando na preservação dos saberes de origem banto.


O Reinadinho começou a se organizar em 2014 e foi acolhido pela capitã congadeira da Guarda de Nossa Senhora das Mercês, Pedrina de Lourdes Santos, que tem sido sua mentora, transmitindo aos integrantes a cultura e a sabedoria de seus antepassados, vivenciando a tradição afro-diaspórica como espaço de cura e aprendizagem. "Por que será que a história do negro aqui não está?”, é a pergunta feita pelo grupo Reinadinho.


A partir da performance do corpo e da oralidade, o grupo narra um saber sobre o povo negro e seu território, que não é ensinado na escola. É por meio dos saberes dos mais velhos que conhecem sobre si e sobre quem veio antes.


O filme é baseado em uma pesquisa para tese de doutorado da antropóloga Bárbara Altivo, para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com roteiro de André Anastásio, Luísa Lanna e Victor Dias. O elenco é basicamente formado por Elislaine Aparecida da Silva, Husdon de Souza Machado, Kenedy Kauã dos Santos, Mateus Rosa Santos, Michael dos Santos Moreira e Otávio Dias de Fátima.


O Festival Cine Terreiro tem como missão fortalecer a preservação da memória e identidade das culturas de matriz afro-brasileira e indígena, por meio da exibição de produções audiovisuais cinematográficas.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page