top of page
Foto do escritorEditorial

Fracassa tentativa de recriar o Coqueiro Abraçado


Plantas estão crescendo completamente separadas uma da outra - Foto: Carlos Augusto Mattos


A tentativa de recriar o Coqueiro Abraçado, mais importante e conhecido símbolo natural de Oliveira, não atingiu o resultado desejado. A constatação do insucesso foi feita pelo fazendeiro, paisagista e responsável pelo setor de parques e jardins da Prefeitura de Oliveira, Paulo Leite. Foi ele quem orientou o plantio de um coqueiro e uma gameleira, as mesmas espécies das plantas existentes no local que se transformou em ponto turístico da cidade. Para Paulo Leite, o resultado já era esperado, uma vez que é praticamente impossível para o homem obter o mesmo resultado de um feito da natureza.


O paisagista explicou que a iniciativa de reproduzir o Coqueiro Abraçado foi da então secretária municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Ana Maria Assis Ribeiro, que fez a doação das mudas para o plantio. À época ele já havia advertido a secretária sobre a possibilidade da ideia não ser bem sucedida. Ele explicou que para a gameleira “abraçar” o coqueiro, seria necessário que este tivesse sido plantado antes dela e estivesse com maior porte. Paulo Leite disse, ainda, que a junção das duas plantas ocorre porque algum pássaro deposita sobre o coqueiro, ou perto dele, sementes da gameleira por meio de suas fezes. As sementes germinam, dando origem a árvore que envolve o coqueiro de cima para baixo.


Essa também foi a opinião de pessoas que comentaram a origem do Coqueiro Abraço e já previam sua morte. A queda do monumento natural ocorreu na madrugada do dia 16 de janeiro de 2013. Eduardo Ribeiro Resende, em texto escrito para o livro História Contemporânea de Oliveira, disse que a semente da gameleira poderia ter sido trazida por um pássaro, por exemplo, desenvolvendo-se na palmeira, fixando raízes em volta do seu tronco. Com o passar do tempo, a raiz da gameleira atingiu o solo e passou a se juntar às raízes da palmeira. O que ocorreu em seguida foi que as pequenas raízes foram se engrossando e acabaram estrangulando a árvore que primeiramente ali estava, no caso, uma palmeira.


Ainda de acordo com Paulo Leite, a previsão do novo conjunto é de que a gameleira, por ser uma árvore de crescimento mais rápido, cubra o coqueiro e este não suporte e morra. Em relação ao Coqueiro Abraçado original, que teria atingido aproximadamente 130 anos de vida, seu declínio e morte aconteceu de maneira lenta. Em 2008 as árvores já apresentavam sinais de enfraquecimento e por essa razão moradores da cidade encaminharam dois pedidos de solução, um para a Câmara Municipal e outro para a Prefeitura, mas nenhuma providência foi tomada. No início de 2010, após uma leve recuperação, o coqueiro voltou a apresentar sinais de declínio, com poucas folhas e galhos ressecados. Sua morte foi constatada em meados de 2011, o que agravou a situação diante do risco de queda das plantas, com mais de 20 metros de altura.


O plantio do coqueiro e da gameleira no local onde ficava o conjunto anterior aconteceu no dia 6 de julho de 2018, em concorrida solenidade.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page