top of page
Foto do escritorEditorial

Gastos com automóvel é a segunda maior despesa anual dos brasileiros


Um levantamento foi feito pela empresa Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box - Foto: Divulgação


Levantamento realizado pela empresa Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, para mensurar o impacto dos automóveis dentro do orçamento familiar, constatou que em 63% dos lares, os custos com os veículos são a segunda maior despesa do orçamento, atrás de alimentação (72%) e à frente de despesas básicas (57%). O estudo “A Relação do Brasileiro com o Automóvel” revelou, ainda, que dois a cada 10 proprietários ainda não se planejaram para pagar o IPVA 2023, cujo calendário já está correndo desde dezembro.


O levantamento realizado com 2.067 entrevistados entre os dias 12 e 18 de dezembro de 2022 avaliou os impactos dos veículos no bolso do motorista e da família, além de tentar decifrar as tendências de mercado e as relações comportamentais que envolvem o brasileiro e o carro. Uma descoberta curiosa foi a de que o modelo de trabalho home office ou híbrido, gerado pela pandemia, alterou o uso do carro para pelo menos 48% dos brasileiros.


De acordo com o trabalho, entre as funções mais usuais do automóvel para os brasileiros estão os passeios em fins de semana, compras e tarefas diárias, locomoção para trabalho ou estudo. A organização financeira ainda aparece como uma questão de conflito para os motoristas: 40% consideram complexo fazer os cálculos para manter um veículo e 32% admitem gastar mais que o planejado.


Entre os motivos para o incremento dos valores, considerando o momento de pandemia e os cenários enfrentados, encontra-se o aumento dos gastos com combustíveis, relatado por 48% dos entrevistados. Em contrapartida, para quem diminuiu o uso em relação ao período pré-pandêmico, os novos formatos de trabalho, como o home office (26%) e o modelo híbrido (22%), aparecem como os principais fatores.


Em busca de saídas para amenizar impactos no orçamento, pelo menos um em cada 10 proprietários projeta se desfazer do veículo nos próximos 12 meses, abrindo mão do carro ainda em 2023. Vinte e três por cento dos motoristas passaram a usar o veículo, depois da pandemia, como forma de rendimento e ferramenta de trabalho, apostando em serviços de transportes via aplicativo, de entregas ou novas atividades.


Também relacionado aos gastos com veículos, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) corresponde ao valor que deve ser pago, anualmente, pelos proprietários de carros, motos, ônibus, caminhões e outros. Mesmo sendo uma despesa recorrente e sempre na mesma época do ano, o valor ainda pega os motoristas de surpresa, observou Laís Gabriel, especialista da Serasa. Nesse cenário, o planejamento financeiro é imprescindível para conseguir estimar os gastos e, quem sabe, investir no pagamento à vista no ano seguinte, complementa Laís.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page