top of page
Foto do escritorLeonardo Barros

Governo suspende atividades de 180 empresas por telemarketing abusivo


Suspensão das atividades é permanente - Foto: Leonardo Barros

Uma ação coordenada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), levou à suspensão permanente das atividades de 180 empresas suspeitas da prática de telemarketing abusivo.


A iniciativa conta com a parceria dos Procons de todo o país e visa combater as ligações não solicitadas para oferta de produtos ou serviços. Segundo a Senacon, a maior parte das empresas se utiliza de dados sobre pessoas obtidos de forma ilegal.


A suspensão das atividades vale a partir desta segunda-feira (18) para empresas de telemarketing que atuam nos âmbitos nacional, estadual e municipal.


Campeãs de reclamações sobre telemarketing abusivo na plataforma consumidor.gov.br, empresas de telecomunicações e instituições financeiras também deverão suspender atividades de telemarketing.


A medida foi tomada após o registro de mais de 14 mil reclamações em três anos no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e no portal consumidor.gov.br, informou o MJSP.


Caso alguma dessas empresas descumpra a decisão, foi estipulada uma multa diária de R$ 1 mil, com o acumulado podendo chegar a até R$ 13 milhões. Em breve será disponibilizado aos consumidores um canal de comunicação pra realização das denúncias.


(Com informações da Agência Brasil)

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page